Buscar

Educação Marília: Educação e Unimar firmam parceria; alunos da rede terão acesso a complexo universitário

Educação e Unimar firmam parceria; alunos da rede terão acesso a complexo universitário


Educação e Unimar firmam parceria; alunos da rede terão acesso a complexo universitário
Convênio amplia o projeto ‘Implantando a cultura da pacificação nas escolas: uma abordagem interdisciplinar’, já desenvolvido em escola do Ensino Fundamental
Assinatura de convênio ampliará parceria de sucesso entre a Unimar (Universidade de Marília) e a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Além de receber acadêmicos nas escolas, para atividades voltadas à cidadania, crianças da rede também farão visitas e interações no campus universitário.
IMG_6813Durante solenidade nesta semana, com a participação de alunos e educadores, a Unimar e a Prefeitura de Marília assinaram os convênios que definem os termos dos programas “Pensar global, agir local” e “Implantando a cultura da pacificação nas escolas: uma abordagem interdisciplinar”.
A iniciativa envolve, inicialmente, as Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Olímpio Cruz” e “Nelson Gabaldi”, localizadas, respectivamente, no Jardim Califórnia (zona oeste) e Santa Antonieta (zona sul). Acadêmicos e professores de vários cursos de graduação serão mobilizados
Participaram do evento, para assinatura da parceira, a Pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva; o secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari; a chefe do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Marília), Juliana Raquel Nunes; as diretoras Samara Cristina Sossai (Olímpio Cruz) e Vanessa Cristina Passarelli (Nelson Gabaldi).
Com a institucionalização das ações, o próximo passo será expandir a proposta para outras escolas e envolver os demais cursos de graduação da universidade. Por meio da interação com os acadêmicos, as crianças são apresentadas a um novo universo, gerando uma troca de experiência enriquecedora.
HISTÓRIA
O projeto “Implantando a cultura da pacificação nas escolas” surgiu da necessidade de fortalecer as intervenções socioeducacionais no ambiente escolar. Os objetivos principais foram reduzir as ocorrências geradas por indisciplina, prevenir conflitos, reduzir evasão e promover a cidadania.
Samara Cristina Sossai, diretora da Emef Olímpio Cruz.
Samara Cristina Sossai, diretora da Emef Olímpio Cruz.
A diretora da Emef Olímpio Cruz conta que o primeiro articulador da iniciativa foi o Pró-reitor de Pós-graduação da Unimar e Procurador da República, Jéferson Aparecido Dias. “Prontamente ele ouviu as nossas angústias e disse que poderia ajudar. Foi então que surgiu um movimento que tem gerado inúmeros frutos e motivado nossa comunidade escolar”, disse a diretora.
As ações contam com o apoio do Cejusc. A partir da assinatura do convênio, as atividades passam por processo de formalização, reorganização e ampliação do contato entre alunos e acadêmicos. A pró-reitora de Ação Comunitária destaca que a secretaria de Educação do município é uma grande parceira da Unimar, em inúmeras frentes.
Fernanda Mesquita Serva, Pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar.
Fernanda Mesquita Serva, Pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar.
Temos a alegria de assinar mais um convênio que irá gerar serviços à população e proporcionar, aos nossos alunos, o contato necessário com a prática. Dessa forma, a Unimar cumpre seu papel na sociedade e avança na formação plena dos futuros profissionais. Agradecemos muito à Prefeitura de Marília pela parceria com a Secretaria de Educação”, disse Fernanda.
Beto retribuiu o reconhecimento da universidade e lembrou que, em todo o país, o modelo de gestão mais eficaz e eficiente é aquele que valoriza as parcerias.
Estive recentemente em evento com gestores de Educação de todo o país. Os recursos estão cada vez mais curtos e não garantem resultados. A qualidade do ensino que oferecemos depende muito da nossa capacidade de articular parceiras. Em Marília, temos a Unimar, no nome da Fernanda, uma apaixonada pela Educação, como uma grande parceira”, destacou.
A solenidade terminou com uma atividade física das crianças, com estímulo ao equilíbrio, lateralidade e trabalho em grupo. “Vamos receber as crianças duas vezes por semana aqui no complexo esportivo da instituição, compartilhando de um ambiente propício a inúmeras experiências”, disse a coordenadora do curso de Educação Física da instituição, Regina Célia David Galvani.
Vanessa Cristina Passarelli, Diretora da Emef Nelson Gabaldi.
Vanessa Cristina Passarelli, Diretora da Emef Nelson Gabaldi.
Secretário municipal de Educação, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário