Buscar

Lista de livros de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2018 e mais sobre os vestibulares

Unicamp
As inscrições para a Unicamp também se encerraram, e a primeira fase está prevista para acontecer em 19 de novembro. A segunda fase acontece nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018.
- Para as provas de habilidades específicas, clique aqui
Outra forma de ingressar na Unicamp é participando do ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), desenvolvido pela instituição para que alunos da rede estadual que residem em Campinas possam se qualificar profissionalmente. Após a conclusão do curso do ProFIS o aluno será automaticamente matriculado no curso de sua escolha, na Unicamp.

Kit do Vestibulando 2018

O Kit do Vestibulando 2018, composto pelo Manual do Candidato e pela Revista do Vestibulando. Veja também a lista de livros de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2018.
Manual do Candidato 2018
Baixe o aplicativo Adobe Acrobat Reader para visualizar no Android    

Revista do Vestibulando 2018

Unicamp divulga lista de livros válida para o Vestibular 2018

A nova lista apresenta alteração de três obras em relação à lista anterior
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de livros de literatura de língua portuguesa, cuja leitura é obrigatória para candidatos ao Vestibular Unicamp 2018. São 12 obras de diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira, africana e portuguesa. A cada ano, a Unicamp renovará parcialmente as obras que compõem a lista, para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos. A lista para o Vestibular 2018 apresenta três obras novas em relação à anterior. É importante destacar que essa lista não é a mesma para o Vestibular Unicamp 2017.
A lista de obras inclui romances, poesia, peça teatral, contos e sermões, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos, sem sobrecarregá-lo no volume de leituras. Abaixo está o programa de leituras para o Vestibular Unicamp 2018. As obras marcadas em negrito são as que foram inseridas na lista atual. As demais já constavam da lista anterior.
Poesia:
Luís de Camões, Sonetos1
Jorge de Lima, Poemas Negros (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE).
Contos:
Clarice Lispector, Amor, do livro Laços de Família.
Guimarães Rosa, A hora e a vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana.
Monteiro Lobato, Negrinha, do livro Negrinha (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE).
Machado de Assis, O espelho2
Teatro:
Dias Gomes, O bem amado3
Romance: 
Aluísio Azevedo, O cortiço.
Camilo Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago (Livro em domínio público).
Érico Veríssimo, Caminhos Cruzados (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE).
Mia Couto, Terra Sonâmbula.
Sermões:
Antonio Vieira 4
(1) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Ano de 1672;
(2) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Ano de 1673, aos 15 de fevereiro, dia da trasladação do mesmo Santo;(3) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Para a Capela Real, que se não pregou por enfermidade do autor.
Clique aqui para ver os sonetos selecionados, cuja leitura é obrigatória.
2 Clique aqui para ver obra em domínio público.
3 O bem amado. Farsa sociopolítico-patológica em 9 quadros. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2014. (ver arquivo disponível na SBAT, correspondente à edição citada).
4 Vieira, Antonio. Sermões de Quarta-feira de Cinza. Org: Alcir Pécora. 1ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2016. Clique aqui para ver.
OBS.: para ver a lista de livros do Vestibular 2019clique aqui.



Unesp

O período para pedir isenção ou redução de taxa para o vestibular da Unesp terminou em 11 de setembro, mesma data que começaram as inscrições. O prazo para se inscrever é até 9 de outubro. A prova da primeira fase está prevista para acontecer no dia 15 de novembro e a segunda fase nos dias 17 e 18 de dezembro. O resultado final sai no dia 2 de fevereiro de 2018. Saiba mais.
acesse para saber mais http://vestibular.unesp.br/

Fuvest 

21/08/17

Abertas as inscrições para o vestibular da Fuvest 2018

Categoria
Candidatos poderão se inscrever até 11 de setembro

Atenção, alunos! Estão abertas as inscrições para o vestibular da Fuvest 2018, responsável pela seleção de vagas para a USP (Universidade de São Paulo). Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da instituição e preencher o formulário. As inscrições vão até o dia 11 de setembro e a prova da primeira fase ocorre dia 26 de novembro. 
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
A taxa do vestibular é de R$ 170,00, para os candidatos que solicitaram isenção total ou parcial da taxa do vestibular, a Fuvest disponibiliza informação aos contemplados na área de “Usuários” no site.
Este ano, a USP ofertará 8.402 vagas pelo vestibular e 2.745 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Clique aqui e confira o manual do candidato.
Livros obrigatórios 
A Fuvest já divulgou a lista dos livros obrigatórios para o vestibular 2018. E, para o próximo ano, a lista é a mesma: Iracema, de José de Alencar; Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; O cortiço, de Aluísio de Azevedo; A cidade e as serras, de Eça de Queirós; Capitães da Areia, de Jorge Amado; Vidas secas, de Graciliano Ramos; Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade; Sagarana, de João Guimarães Rosa e Mayombe, de Pepetela. Já para 2019, entra na lista o livro A relíquia, de Eça de Queirós.

Boa parte das obras estão à disposição dos alunos nas bibliotecas e Salas de Leitura das escolas estaduais. Clique aqui e descubra a biblioteca mais próxima de sua casa.
  • Foto: A2img / Daniel Guimarães
  • Foto: A2img / Daniel Guimarães

Fuvest
A Fuvest recebeu as inscrições até o último dia 11 de setembro, e a prova da primeira fase está prevista para acontecer em 26 de novembro. A segunda fase ocorre entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018.

ENEM
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando. Diferente das edições anteriores, neste ano os candidatos devem se preparar para realizar a prova em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 11 de novembro.
No primeiro domingo a prova será composta por questões de linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas. No segundo, os estudantes serão avaliados nas questões de Matemática e Ciências da Natureza, com quatro horas e meia de prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário