Buscar

Renato Janine conta os bastidores da Educação no governo Dilma

Renato Janine conta os bastidores da Educação no governo Dilma

Nesta segunda-feira (2), o ex-ministro relembra sua atuação no MEC em bate-papo ao vivo no nosso Facebook
Por: Paula Peres
Renato Janine Ribeiro em pronunciamento sobre Enem 2015 diante de um pôster com o slogan "Brasil Pátria Educadora"
O filósofo foi ministro da Educação por seis meses em 2015. Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Renato Janine Ribeiro ainda estava no comando do Ministério da Educação (MEC) quando alguns políticos começaram a defender, de maneira cada vez mais intensa, o impeachment de Dilma Rousseff. No mesmo mês em que ele deixou de ser ministro, a Câmara dos Deputados abriu o processo que culminaria na saída da então presidenta. As reflexões desse momento conturbado são narradas no livro “A Pátria Educadora em Colapso” (Editora Três Estrelas). E é desse período e dos caminhos que ele enxerga para a Educação no Brasil que o ex-ministro falará ao vivo em NOVA ESCOLA.
Quando assumiu o Ministério da Educação, em abril de 2015, o filósofo e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) Renato Janine Ribeiro entrava pela primeira vez no universo da política. O professor, que até então estava acostumado a refletir sobre democracia e sociedade, agora teria a oportunidade de trabalhar do lado prático do sistema.
Janine assumiu o comando da pasta de Educação no início do segundo mandato de Dilma Rousseff, depois que o então ministro Cid Gomes se desentendeu com o presidente da Câmara dos Deputados à época, Eduardo Cunha, na plenária.
Nos seis meses em que permaneceu comandando a pasta, Renato Janine advogou em favor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que passava por suas primeira e segunda versões, e desenvolveu uma série de reformas no Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
É sobre a experiência de conhecer os bastidores da política em um período conturbado do Brasil, o novo livro e suas ideias para a Educação (de 2015 até aqui) que o professor Renato Janine Ribeiro vai conversar com NOVA ESCOLA em uma transmissão de vídeo disponível em nossa página no Facebook, na segunda-feira, 2 de julho, a partir das 19 horas. Não perca!

A Pátria Educadora Em Colapso 

Ribeiro, Renato Janine

Três Estrelas



Nenhum comentário:

Postar um comentário