Buscar

A cidade de Marília foi certificada como Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Conselho Estadual de Turismo, do Governo do Estado de São Paulo.



A cidade de Marília foi certificada como Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Conselho Estadual de Turismo, do Governo do Estado de São Paulo. A Capital Nacional do Alimento foi classificada juntamente com outras 139 cidades do estado e, a partir da aprovação de projeto, poderá receber verba entre R$ 600 mil e R$ 700 mil anuais para aplicação em ações de turismo.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (09) pelo prefeito Daniel Alonso, que comemorou a certificação. “Essa é uma das grandes conquistas do nosso governo. Marília tem vocação para várias áreas turísticas, agora vamos poder apresentar os nossos projetos e trazer recursos para a cidade. Estamos muito felizes com essa certificação que, inclusive, teve a participação de várias mãos, não só o trabalho daPrefeitura de Marília”, salientou.

Além do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Câmara Municipal deMarília também foi importante parceira no processo. O legislativo realizou uma sessão extraordinária no último dia 1 de agosto para reformular o conselho, criado pela Lei Complementar nº 45, de 9 de novembro de 1992, e suas respectivas alterações realizadas nos anos de 1998, 2002, 2004 e 2017. Os vereadores aprovaram e criaram um novo Comtur, atrelado ao Plano Diretor de Turismo.

O chefe do executivo ressaltou que, entre as áreas a serem exploradas, está o turismo de negócios, uma vez que Marília é conhecida como a Capital Nacional do Alimento. “Outras importantes qualidades do município também fomentam o turismo, como o mercado gastronômico e estudantil. Além disso, Marília é conhecida nacionalmente pela sua história arqueológica com o Museu de Paleontologia. Outro destaque do ponto de vista de acessos e logística, possuindo aeroporto e sendo bem servida de malha rodoviária”, destacou Daniel.


De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Júnior, o anúncio foi feito direto pelo presidente da Amitur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico), Jarbas Favoretto. “Recebemos com muita felicidade essa conquista. Agradeço a todos os envolvidos nesse processo. Esse era um sonho de muitos anos de Marília e, graças ao empenho de todos, obtivemos êxito”, disse.


Outra importante etapa para a conquista do MIT foi à participação da secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, através da Coordenadora de Turismo, Fernanda Violante, e o secretário da pasta no relançamento da Fremitur (Frente Parlamentar dos Municípios de Interesse Turístico), em evento realizado na última segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


Museu de Paleontologia: Marília é conhecida nacionalmente pela sua história arqueológica (Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação)




Plano Diretor Turístico


O Plano Diretor de Turismo do município de Marília foi apresentado e aprovado em março deste ano. O documento norteia as ações de aprimoramento turístico da cidade, entre outros benefícios. A iniciativa envolveu o poder público municipal e diversas outras entidades e instituições de Marília. Foram vários projetos e pré-projetos apresentados neste plano, como o Parque Cascata, Praia Esmeralda, Museu de Paleontologia no Bosque Municipal, Museu da TAM, entre outros.




Novo Comtur

Com a aprovação o novo Comtur, ficou definido como órgão local na conjugação de esforços entre o poder público e a sociedade civil, de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das atividades turísticas desenvolvidas no município, com natureza permanente, e para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico da cidade de Marília.


Ele foi constituído por 22 membros titulares, sendo seis representantes do poder público e 16 representantes da iniciativa privada.



Turismo estudantil e gastronômico também se destacam na cidade (Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação)

FONTE:https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/especial-publicitario/prefeitura-de-marilia/noticias-de-marilia/noticia/2018/08/10/marilia-conquista-certificacao-como-municipio-de-interesse-turistico.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário