Notícias: Presidente e Governo

Pesquisar no CIDADE DE MARÍLIA

URGENTE: Lula presta depoimento para policiais de nova fase da Operação ...





“Eu já prestei muitos depoimentos, e eu tenho dito em todos os depoimentos que, se tem um brasileiro entre os 210 milhões de brasileiros que quer a verdade absoluta, sou eu. Estou preso aqui, inocente, eu sei quem foi que mentiu no processo, e eu vou provar isso ao longo da história. Vontade de falar, gravado, em televisão ao vivo, é tudo o que eu quero na vida, é a oportunidade que eu quero. Mas, seguindo a orientação do advogado, em função do processo no Supremo Tribunal Federal, eu, hoje, não responderei", declarou Lula, ex-presidente e criminoso condenado.

A 64ª fase da Operação Lava Jato, denominada Pentiti, foi deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje (23) pela Polícia Federal (PF) para investigar crimes relacionados a recursos contabilizados em planilha denominada Programa Especial Italiano, gerida por uma grande empreiteira nacional.

Os crimes investigados são de lavagem de capitais, organização criminosa e corrupção ativa e passiva. As ações criminosas podem ter lesado os cofres públicos em pelo menos US$ 1,5 bilhão, equivalente, hoje, a aproximadamente R$ 6 bilhões.

Segundo a PF, também é objeto das investigações esclarecer a existência de corrupção envolvendo instituição financeira nacional e estatal petrolífera na exploração do pré-sal e em projeto de desinvestimento de ativos no Continente Africano.

Cerca de 80 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. As medidas cautelares foram autorizadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba

“A investigação é complexa e trata de fatos abordados em diferentes inquéritos policiais, tendo sido impulsionada por acordo de colaboração premiada celebrado entre a PF e um ex-ministro de Estado investigado. Além da identificação de beneficiários da planilha Programa Especial Italiano e do modus operandi de entregas de valores ilícitos a autoridades”, diz PF.

Segundo a instituição, o nome Pentiti significa “arrependidos”. Ele faz referência a termo empregado na Itália para designar pessoas que fizeram parte de organizações criminosas e, após suas prisões, passaram a colaborar com as autoridades para o avanço das investigações.

Com Agência Brasil

Inscreva-se em nosso canal para acompanhar todas as transmissões de Jair Bolsonaro, assim como os melhores vídeos sobre temas políticos: http://bit.ly/FolhaPoliticaYoutube
Acesse nosso site para mais informações: http://www.folhapolitica.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário