Pesquisar no CIDADE DE MARÍLIA

Em sua 50ª edição, a 'FIC' - Feira de Intercâmbio de Criatividades ganha corpo e uma nova identidade visual







Neste domingo (13), das 11h às 19h, a FIC - Feira de Intercâmbio e Criatividade - celebra sua 50ª edição em espaço inédito, na Praça Cidade de Milão, ao lado do Parque Ibirapuera, com curadoria de expositores que incentivam o intercâmbio criativo em segmentos como design, arte, moda, cosmética, jardinagem, universo infantil, pet e botânica, além de feira gastronômica e programação musical.

Em sua 50ª edição, a 'FIC' - Feira de Intercâmbio de Criatividades ganha corpo e uma nova identidade visual

São Paulo, outubro de 2019 – A nova identidade vem no momento em que a FIC alcança a marca de sua 50ª edição, com uma maior amplitude em seus eventos, firmar boas parcerias e muda sua denominação deixando a marca Mercado Buenos Aires criada em sua fundação, em 2016, para ocupações criativas realizadas na Parque Buenos Aires, em Higienópolis.

A FIC - Feira de Intercâmbio e Criatividade mudou sua identidade visual ao firmar uma parceria com o estúdio carioca Jair de Souza Design. Surge uma marca dinâmica e vibrante revelando a expressão do propósito da Feira: criar intercâmbio de criativos, seja do design, arte, moda, cosmética, jardinagem, universo infantil, pet, botânica com uma feira gastronômica regada a muita boa música.
PRÓXIMA EDIÇÃO: ITINERÂNCIA
As Feiras tem em sua origem, desde a idade média, ser itinerante, são eventos periódicos e de caráter público. A FIC, originalmente Mercado Buenos Artes, já circulou por algumas praças (Villaboim, Omaguás, Dom José Gaspar, Alexandre de Gusmão), parques (Buenos Aires), Beco (Aprendiz) e espaços culturais (Espaço Cultural Porto Seguro). Faz parte da cultura do feirante circular e descobrir novos espaços urbanos, desenhar novas ocupações e encontrar novos públicos.
A FIC CHEGA À PRAÇA DA CIDADE DE MILÃO, NA AVENIDA REPÚBLICA DO LÍBANO, AO LADO DO PARQUE DO IBIRAPUERA
A Praça da Cidade de Milão, uma ilha arborizada com uma fonte belíssima ladeada por réplicas de estátuas de Michelangelo, ao lado do Parque do Ibirapuera, tem uma história curiosa ao propor unir duas cidades para fortalecer o vínculo da Itália em São Paulo. Reformada e restaurada pelo consulado italiano, 2017, tem se transformado num ponto atrativo para as Feiras Criativas de São Paulo.
Praça Alexandre de Gusmão
A Feira é produzida pelo IDP - Instituto Design Público, organização social que estimula a criatividade e o desenvolvimento do mercado de pequenos produtores, a ocupação e valorização dos espaços públicos livres da cidade de São Paulo através de feiras de arte, moda, artesanato, design, música e gastronomia.
Foi nesta praça que a FIC encontrou seus contornos, se espalhou e conquistou seu público. Foram realizados 4 eventos na Praça Alexandre de Gusmão, desde dezembro de 2018 em parceria com o Tivoli Hotel.
O QUE A FIC TEM?
O evento tem o intuito de promover o design brasileiro, a criatividade e a cultura do feito à mão. O evento tem o intuito de promover o design brasileiro, a criatividade e a cultura do feito à mão com Jazz.
O fenômeno das Feiras Criativas tem ocupado os espaços públicos de São Paulo, nos últimos cinco anos, ao se espalhar por praças, parques, museus, garagens, becos e outros locais. Elas emergem fugindo de um cenário comercial consumista saturado de shoppings em espaços privados que não mais atrai público que, na busca de modelos de consumo conscientes, adere a um novo tipo de comportamento com atenção para as questões da sustentabilidade, para o movimento slow food e para a cultura do feito à mão.
Em consonância com os movimentos internacionais de cidades criativas e democráticas a FIC destaca-se pelo caráter social comprometido com a premissa de ocupar os espaços públicos para oferecer novas formas de convívio e valorização das áreas livres da cidade. Além de fortalecer o empreendedorismo de uma rede de pequenos produtores das mais variadas áreas como moda, design, arte, decoração, artesanato contemporâneo, cosmética, botânica entre outras, a Feira incorpora empreendedores alinhados à gastronomia orgânica e sustentável produzida por mãos cuidadosas e comprometidas com a cultura do bem viver.
A MARCA DO JAZZ
O ano de 2019 marcou a parceria da FIC com o Vá de Jazz, palco móvel das casas mais quentes de Jazz de São Paulo, Jazz nos Fundos e Jazz B. A programação musical dos eventos recebem a curadoria da casa com dois shows musicais intercalados com DJs e oficinas de tambores. O diferencial da música tem atraído um público qualificado e aficionado.
Programação
11 h > DJ Luiza K
12 h > Apresentação DeRose ArtCompany
13 h > Costita, Botter Maio e Bugni TRIO
15 h > Oficina Lambe Lambe
16 h > Rogerio Botter Maio TRIO convida Vanessa Moreno
17 h > DJ Luiza K
Serviço
FIC - Feira de Intercâmbio e Criatividade
Economia Criativa & Jazz
13 de outubro, domingo, das 11 às 19hPraça Cidade de Milão, Vila Nova ConceiçãoAv. República do LíbanoEvento público gratuitoRecomendado para criançasPet FriendlyVenha a pé, de bikecontato@feirafic.com


       

Postagens mais visitadas