Pesquisar no CIDADE DE MARÍLIA

Novas regras de recalls de veículos passam a valer nesta terça, 1 de outubro



Novas regras de recalls de veículos passam a valer nesta terça, 1 de outubro

Resultado de imagem para recallPassa a vigorar a partir de 1 de outubro as novas regras para os recalls de veículos. O não comparecimento a uma campanha de recall, em um ano, desde o início da chamada, será mencionado no documento do veículo (CRLV) – o deixando "sujo". O Denatran também vai comunicar o atual proprietário do veículo no chamado pendente, através da consulta de documentos como o Renavam, em que as montadoras não têm acesso.
Já existe no mercado um único app de cobertura nacional que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças. Para facilitar, os interessados podem baixar pelo App Store ou Google Play com o nome Papa Recall.
Vinicius Melo, especialista em recall de carros e fundador do app Papa Recall aproveitou o momento para preparar dicas importantes para o motorista nesse momento:
1 – Segurança no trânsito
Um carro em circulação que tenha defeito de fábrica é praticamente uma bomba-relógio que pode trazer graves consequências. Quando menos se espera, o problema pode colocar em risco a segurança do dono do veículo, dos passageiros e de todos aqueles que estejam próximos em ruas e rodovias pelo Brasil afora.
2 – Preservação do patrimônio
Como o recall é um defeito de fabricação em que o conserto é feito pela própria fabricante, é uma estratégia para evitar a desvalorização do automóvel e, evidentemente, deixá-lo com a manutenção em dia.
3 – É um direito gratuito dos motoristas
Por não ser um problema decorrente do uso ou da idade, é um direito garantido por lei no Brasil e o procedimento é totalmente gratuito. O único dever do proprietário é levar o veículo para que a correção seja feita.
4 – Desenvolver o hábito de manutenção do veículo
As pessoas precisam entender a importância de levar o veículo à oficina no momento certo e seguir o manual do fabricante, ao invés de se preocupar apenas quando o problema já aconteceu, muitas vezes no meio da rua.
5 – Juntos por um um trânsito melhor
Muitos desconhecem que o carro precisa passar por recall, outros justificam a falta de tempo e alguns culpam até os vendedores das concessionárias por não terem informado antes, desconhecendo que o recall pode ser realizado bem depois disso. O fato é que é dever do motorista saber as condições do carro e cuidar para que ele não traga problemas no futuro. O recall é a possibilidade para se informar mais e realizar os ajustes necessários para garantir a melhor experiência possível para todos.
* Vinicius Melo é CEO do Papa Recall - Aplicativo que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças.
Sobre Papa Recall:
Lançado em 2019, o Papa Recall é um aplicativo que informa e alerta os motoristas a respeito de uma importante questão no setor automotivo: o recall. Ele funciona de forma simples: o usuário faz o download em seu smartphone, cadastra seu carro e automaticamente será informado se há recall pendente ou se a fabricante fizer o chamamento do modelo e versão de seu automóvel. Dessa forma, a pessoa reduz o risco de acidentes e evita que uma frota significativa de veículos com defeitos de fábrica circule diariamente por ruas e rodovias do país.
Informações à imprensa
NB Press Comunicação

(11) 3254-6464 | paparecall@nbpress.com
(11) 99937-3715






Postagens mais visitadas