Translate

24 de out. de 2019

O prefeito Daniel Alonso apresentou a equipe profissional e entregou as chaves do veículo adquirido pela Prefeitura para o programa “Consultório na Rua”

Equipe vai percorrer pontos estratégicos da cidade e abordar população de rua para oferecer atendimento básico em Saúde e reduzir agravos, internações e mortes
Consultório na Rua[ (7)
O prefeito Daniel Alonso apresentou a equipe profissional e entregou as chaves do veículo adquirido pela Prefeitura para o programa “Consultório na Rua”, na manhã desta terça-feira, dia 22, no auditório do Paço Municipal. Iniciativa tem como objetivo levar serviços de saúde essenciais à população de rua e criar um vínculo entre as pessoas sem residência fixa e a rede de atenção básica.
O programa federal só acontece em Marília por disposição e voluntariedade do município. Repasse do Ministério da Saúde para esse tipo de atendimento corresponde a apenas uma pequena fração do custo total, porém, o prefeito Daniel Alonso fez questão da implantação.
O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, destacou que a decisão de adquirir o carro e adotar a nova modalidade de atendimento aconteceu mesmo antes da confirmação do credenciamento, junto ao órgão federal.
“Quando foi informado sobre o programa e os benefícios que ele traria, o prefeito Daniel não pensou duas vezes e assumiu essa responsabilidade”, agradeceu Mustafá, que destacou o apoio da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para a implantação do projeto.
O secretário lembrou ainda que o Consultório na Rua pode reduzir agravos de saúde e até salvar vidas, ao permitir (com o respaldo da rede básica) a inserção do morador de rua na rede para diagnósticos precoces e tratamentos médicos adequados, evitando complicações.
Para o chefe do Executivo, é uma questão de humanidade. “Como podemos ficar indiferente ao sofrimento do próximo? A dignidade deve ser garantida a todo cidadão, não cabendo nenhum tipo de julgamento, pelo contrário, temos que ajudar as pessoas mais vulneráveis. Não podemos fazer acepção de pessoas”, disse Daniel Alonso.
A apresentação do serviço contou com as presenças da secretária municipal Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social); dos vereadores Marcos Rezende (presidente do Legislativo) e João do Bar.
Também prestigiaram o lançamento a presidente Associação Feminina Maternidade e Gota de Leite, Virgínia Pradella Baloni; o integrante do Comus (Conselho Municipal de Saúde), Darci Bueno; e a coordenadora administrativa do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem) em Marília, Ana Laura Beato.
Prefeito Daniel Alonso apresenta “Consultório na Rua”;  serviço atende população sem residência fixa
COMO FUNCIONA
O “Consultório na Rua” consiste em uma equipe de profissionais capacitados, que vão até as pessoas em situação de rua, mesmo sem serem acionados, para oferecer serviços básicos de saúde e orientação.
Veículo oficial do programa, devidamente identificado, faz exclusivamente o transporte da equipe. Se houver necessidade, transporte de paciente é feito por outro serviço, como o Samu ou a Central de Ambulância, conforme a situação.
A equipe do “Consultório na Rua” tem condições de solução imediata de pequenas necessidades, como curativos e vacinas, mas principalmente oferece o acesso à rede básica de saúde, através da unidade mais próxima.
Em Marília o serviço implantado conta com os servidores Marcella Maria Pereira Caprari (enfermeira), Jaqueline Sant’Ana Amorim Silvério (técnica de enfermagem), Jurandir Gelmi Júnior (assistente social), Oséas Mattoso Monteiro (cuidador social) e Alison Ferreira Batista (motorista).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a manter o site