Translate

Pesquise

22 de nov. de 2019

Dono do próprio negócio: após 35 anos de trabalho, empreendedor afirma que a demissão foi a melhor coisa que lhe aconteceu


Dono do próprio negócio: após 35 anos de trabalhoempreendedor afirma que a demissão foi a melhor coisa que lhe aconteceu
Amauri de Sousa Bezerra, de 53 anos, trabalhou durante 35 anos nas principais emissoras de TVs do País como Técnico de Manutenção e hoje é dono do próprio negócio


Amauri Bezerra em sua unidade TRATABEM, em São Bernardo do Campo (SP)
Amauri de Sousa Bezerra, de 53 anos, resolveu investir no próprio negócio após ser demitido, em 2016. Foram 35 anos de trabalho nas principais emissoras de TVs do País, como Técnico de Manutenção. "Ter o meu próprio negócio era um plano que eu traçava há anos, porém, a demissão adiantou o processo. Com o dinheiro da rescisão em mãos, passei a estudar o mercado de franquias, me preparar para ser um empreendedor, além de visitar algumas feiras de negócios", diz.
Segundo Bezerra, escolher um modelo de negócio em que ele pudesse aplicar seus conhecimentos de manutenção era imprescindível. "Sou formado em Técnico de Eletrônica, por essa razão, eu queria atuar na mesma área", explica.
Após visitar a Feira da ABF, em São Paulo, Bezerra conheceu a TRATABEM - rede de franquias especializada na assistência e manutenção de todos os tipos de piscinas - e ficou encantado com o modelo de negócio oferecido. "Eu sempre gostei de limpar a minha piscina. Para mim, esse momento era praticamente uma terapia. Quando eu descobri que era possível ganhar dinheiro com uma atividade que me rendia prazer e qualidade de vidadesejei conhecer um pouco mais", conta. Ainda segundo o franqueado, os treinamentos de hidráulica, elétrica e química são um dos grandes diferenciais da rede. "Eu rejuvenesci dez anos com os treinamentos que recebi da franqueadora. Cheguei ao mercado ávido por novoconhecimentos e oportunidades", diz.
Com um investimento a partir de R$ 68 mil, Bezerra se tornou dono de uma Loja TRATABEM, franquia no modelo contêiner, que mede 15 m² e possibilita ao franqueado escolher pontos alternativos, como por exemplo, dentro de postos de combustíveis, estacionamentos, grandes lojas varejistas, entre outros. "A minha unidade, por exemplo, fica dentro de um conhecido posto de combustível no ABC Paulista [região formada pelas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano]. É um lugar com grande fluxo de pessoas e que possibilita uma visibilidade importante com o meu público-alvo", explica.
Quando dificuldades são transformadas em oportunidades
Quase toda história de sucesso começa com dificuldades e com Bezerra não seria diferente. Apesar de todo o suporte oferecido pela franqueadora TRATABEM, ele teve que provar para os condomínios da região em que atua que o trabalho especializado e com a chancela da iGUi - maior fabricante do mundo de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) - era importante para a redução de custos e, principalmente, para a qualidade da saúde dos condôminos que usufruíam das piscinas.
Segundo o empresário, entender as reais necessidades dos clientes foi um fator determinante para conquistar o mercado no ABC Paulista. "Eu agendava encontros com os síndicos dos condomínios para explicar a importância de uma assistência com padrões técnicos adequados para as piscinas. Falava sobre a redução do consumo de produtos químicos, da economia nos custos, da diminuição do descarte de água, de como a nossa rede se importa com os impactos ambientais emesmo assim, encontrava resistências, até que eu descobri qual era o real motivo: eles não queriam demitir os atuais piscineiros. Era hora de mudar a minha estratégia de prospecção", conta.
Bezerra relata que passou cerca de 10 dias estudando uma possibilidade de conquistar os clientes, sem gerar demissões. "Cheguei à conclusão de que eu tinha um amplo mercado para explorar. Eu precisava voltar aos condomínios e oferecer o meu conhecimento técnico para aqueles piscineiros e, dessa forma, vender posteriormente os meus produtos químicos".
A partir desse dia, todas as negativas viraram possibilidades de parcerias. Atualmente, Bezerra atende 5 condomínios e 6 residências na região do ABC Paulista. "Pretendo encerrar 2020 com mais 20 clientes. Completei em setembro um ano de franquia TRATABEM e estou muito feliz. Trabalho com o que eu gosto, gerei empregos e estou crescendo cada dia mais. O suporte que eu recebo da franqueadora é o alimento para o meu sucesso. Eles têm o conhecimento e eu, a força de vontade. Certamente daqui a doze meses estarei com mais clientes do que hoje", explica
Revertendo situações e conquistando confiança
Um dos mais importantes cases de sucesso relatados pelo empresário Amauri Bezerra foi quando ele tentou oferecer os serviços de manutenção e assistência de piscinas para a síndica Elis, do condomínio Meridian, de Santo André. "Ela estava muito insatisfeita com os serviços anteriores realizados na piscina do condomínio. Tentei por diversas vezes explicar que eu buscava mostrar que meu trabalho tinha padrãoque nós seguíamos protocolos de controle de qualidade, mesmo assim, nada fazia Elis mudar de ideia. Eu nunca desisti, de tempos em tempos tentava manter um diálogo comercial respeitoso com ela", explica.
Depois de alguns meses de tentativas, Bezerra relata que recebeu uma ligação de Elis. Ela havia demitido o antigo funcionário e precisava com urgência de um substituto. "A minha grande chance tinha chegado. Eu não podia desperdiçar e assim foi feito. Hoje eu sou o responsável pela manutenção e assistência da piscina do condomínio e criei uma relação de confiança com a síndica, que chegou a enviar um vídeo me elogiando e, posteriormente, a gravação foi publicada no PLIM - informativo digital interno da franqueadora iGUi", conclui.
Sobre TRATABEM
TRATABEM foi criada em 2012 pela iGUi - maior fabricante do mundo de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) - com o objetivo de formar profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água, através de cursos específicos realizados na UniGUi, universidade corporativa que capacita o franqueado para atender toda e qualquer necessidade do cliente relacionada à piscina, com todo o suporte da iGUi. Com mais de 150 unidades em operação e investimento inicial a partir de R$ 68 mil, a franquia possui loja modelo tipo contêiner e realiza os seguintes serviços com excelência: manutenção, assistência técnica e tratamento de água de todos os tipos de piscinas, aspiração, limpeza de borda; identifica e relata defeitos na piscina e equipamentos, assim como sugere a solução e faz a venda de produtos químicos, acessórios e piscinas.
Informações para a Imprensa:
Larisa Oliveira - larisa@dfreire.com.br
Regina Teixeira - regina@dfreire.com.br
Debora Freire - debora@dfreire.com.br
Tel.: (11) 5105-7171 - http://www.dfreire.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a manter o site