Última publicação

Reforma administrativa deve ser efetiva apenas no longo prazo

Para André Félix Ricotta, professor de Direito Tributário, a não inclusão dos servidores atuais deve facilitar a aprovação, mas proposta não será capaz de solucionar atuais distorções

As linhas gerais da proposta da reforma administrativa, que tem como objetivo reduzir gastos com o serviço público, já começaram a ser apresentadas pelo governo federal. As regras da medida afetam os futuros servidores da União, estados e municípios, mas não deve trazer economia aos cofres do governo no curto prazo, pelo fato de possuir efeito nulo sobre os atuais servidores públicos, além de preservar categorias como juízes, procuradores, promotores, deputados e senadores.

Especialista em Direito Tributário, o advogado e professor do Mackenzie, André Félix Ricotta,acredita que essa reforma não será capaz de solucionar as atuais distorções nos gastos com os servidores. "Os problemas atuais ela não vai resolver, pois será aplicada apenas para os novos servidores, para quem ingressar no serviço público …

Maior feira de cultura e empreendedorismo negro da América Latina chega à 18ª edição com programação gratuita e a participação de 100 afroempreendedores

Resultado de imagem para Feira Preta celebra 18 anos no Memorial da América Latina

Feira Preta celebra 18 anos no Memorial da América Latina
nos dias 7 e 8 de dezembro
Em 2019, a #FeiraPretaFaz18 e acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, das 12h às 22h, com entrada gratuita e sujeita à lotação do espaçono Memorial da América Latina (metrô Barra Funda). Neste ano, a programação artística e cultural, a partir da trajetória da própria feira e do foco em unir experiência, design e conexão, traz o tema "Passado, Presente e Futuro". De onde vieram, onde estão e para onde vão a arte, a cultura e o empreendedorismo pretos?
No Memorial, a Feira Preta estará dividida em espaços temáticos - AfroempreendedoresPreta Inova, Preta Fala, Preta Degusta, Erê (Infantil) e Saúde e Bem Estar e - que unem conteúdos sobre diferentes temas que atravessam a existência preta nas diferentes áreas de atuação, da militância ao entretenimento, passando pelo mundo dos negócios e oportunidades de trabalho. Além de uma programação artística imperdível, que já tem como atrações confirmadas:

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Sábado, 7 de dezembro
Larissa Luz convida Linn da Quebrada
Drik Barbosa convida Danna Lisboa
Senzala Hi-Tech
Samba da Laje e convidados - Tributo ao Reinaldo (Príncipe do Pagode)
Discotecagem Black Music/Música Preta Brasileira

Domingo, 8 de dezembro
ÀTTØØXXÁ
África em Nós (banda com músicos da Diáspora Africana)
Encontro dos blocos Ilú Obá de Min, Ilú InãUmoja e Zumbido
TUYO
Discotecagem Black Music/Música Preta Brasileira
Ato Ecumênico Inter-religioso, com Padre Ennes e Pai Francisco de Oxum
>> PROGRAMAÇÃO DOS ESPAÇOS

ESPAÇO PRETA DEGUSTA
Espaço com empreendedores pautados na culinária afrodiaspórica que passaram pelos programas Afrolab e Afrolab Para Elas.
ESPAÇO AFROEMPREENDEDORES
Feira de produtos e serviços de empreendedores de vários estados brasileiros. Metade deles que passaram pelos programas Afrolab e Afrolab Para Elas.
ESPAÇO ERÊ
Um espaço para família e cuidadores com atividades lúdicas afro referenciadas para as crianças a partir de 0 meses, com Era Uma Vez o MundoDúdú BadéAlfabantuLuderê Afro lúdico Ebony English Kids
ESPAÇO PRETA INOVA
Espaço que vai reunir, a partir de curadoria da Feira Preta, empreendedores que estão inovando e mudando a cara dos seus setores de atuação. São eles:
Cultura Geek
PerifaconVortexSue the Real, Facebook Games
Tecnologia e Informação
PretaLabTecnoGhettoVale do DendêAfrophynton
Economia Criativa/Turismo
Brafika ViagensBlack Bird ViagensRota da LiberdadeDiaspora.Black
Empreendedorismo Financeiro
Grana PretaUbuntu FinançasConta BlackNo Front
Empregabilidade
EmpregueAfroAfroTrampo
ESPAÇO PRETA FALA
Espaço dedicado a diálogos e lançamento de livros de escritores negros
7 de dezembro
13h30 - Empreendedorismo Periférico (oferecimento iti)
Mediador: Adriana Barbosa (Feira Preta)
Convidados: Andreza Delgado (Perifacon), Bruno Ramos (Favela no Poder), Raquel Motta (Sue the Real), Toni Baptiste (artista multimídia)
15h30 - Presença Negra na Gastronomia (oferecimento Academia Assaí)
Mediadora: Larissa Januário (A Casa Azul, Sem Medida e Marie Claire)
Convidados: Dona Carmem Virgínia (O Altar Cozinha Ancestral), Aline Chermoula (Chermoula Culinária)
17h30 - O Futuro das Políticas Públicas
Mediador: Marcio Black (Fundação Tide Setubal)
Convidados: Elaine Mineiro (Uneafro Brasil, Samba das Pretas, Jongo dos Guaianás), Neon Cunha (Ativista Transgênera), Erika Hilton (Transvestigênere da Bancada Ativista)
8 de dezembro
13h30 - Por uma educação financeira (oferecimento iti)
Convidados: Amanda Dias (Grana Preta), Gabriela Chaves (NoFront Empoderamento), Fernanda Leôncio (Conta Black e AfroBusiness), Jeilson Santos (Ubuntu Finanças)
15h30 - A potência da estética negra (oferecimento Kolene)
Mediadora: Adriana Couto (jornalista)Convidados: May Diniz (creator), Patricia Avelino (creator), Angelo Assumpção (Ginasta Olímpico)

17h30 - Gêneros: quais questões atravessam a existência preta e indígena
Mediadora: Danielle Almeida (Mulher, cis, lésbica. Cantora artivista, Mestre em Ciência da Educação e Especializada em história da África e da Diáspora Negra na América Latina)
Convidados: Tatiana Nascimento (Mulher, cis, lésbica. Escritora), Jamille Nunes (Mulher, cis, bissexual. Ativista pelos direitos dos povos indígenas), Roger Cipó (Homem, cis, heterossexual. Fotógrafo pesquisador da imagem nas religiões afro-brasileiras e curador do TROCATROCA - Masculinidades Plurais), Akin Abaz (Homem, trans, heterossexual. Fundador do Infopreta)

Literatura

Escritoras e escritores convidados apresentarão seus livros nos intervalos do Espaço Preta Fala e seguirão no espaço de lançamentos de livros até o fim do dia para vendê-los e autografá-los:
7 de dezembro
13h20 - Elaine Marcelina, com sua série "MARCELINA" (O primeiro livro de Marcelina; A primeira boneca de Marcelina; A primeira trança de Marcelina)
15h - Iris Amâncio, com "As cores das flores" e a série "CLÁSSICOS NEGROS PARA CRIANÇAS" (Coração perdido de Machado de Assis; Dom Casmurro de Machado de Assis; A escrava, de Maria Firmina dos Reis)
17h - Maira Ranzeiro, com "Maira, a alegre campeã"
8 de dezembro
13h20 - Abisogun Olatunji Oduduwa, com "Pan-africanismo: Apontamentos e Reflexões" e "Às Irmãs: Mulheres Africanas na Revolução Preta Mundial"
15h - Rosemar Gomes Lemos, com "UBUNTU: As Transformações Através das Ações Afirmativas"
17h - Preta Rara, com "Eu Empregada Doméstica - A senzala moderna é o quartinho da empregada"

ESPAÇO SAÚDE E BEM ESTAR
Atendimentos com quick massage e Reiki. Oficinas de Chás, Garrafadas, Alimentação Viva com Sucos e Patês, Práticas e Rodas de Conversas: Maternidades Preta, Práticas Integrativas em Roda: Corpo e mente, Saúde da População Preta. Yoga, Rekhet Yoga, Receitas da Vó: Conhecendo ervas e benzeção e cadastro de profissionais pretxs da área da saúde. Venda de produtos: óleos terapêuticos, garrafadas, absorventes ecológicos, banhos , escalda pés, sabonetes artesanais entre outros produtos. Com Afro SaúdePretos Saudáveis Cresparia Soluções PretasDra Clelia Prestes, da Amma PsiqueMelanina FitnessMovimento Afro VeganoRekhet Yoga ( Yoga Africano)Makota Terapia AncestralYemesi Yoga, Capins da TerraTerapêutica Nativo BrasileiraYoni das PretasAtleta de PesoMaoni Gestar e NascerReceitas da VóDra. Regina Mulanji (Pediatra)Espaço Potencial de VidaDra. Andréa Gonçalves (Ginecologista)DraDaniela Paulino (Fonoaudióloga e Consultora de Amamentação)


A programação completa está no site http://www.feirapreta.com.br
Serviço:
18ª Feira Preta - Passado, Presente e Futuro
Shows, espaço infantil, empreendedores de produtos e serviços diversos,
 área de gastronomia, espaço de bem estar, entre outras atividades.
Data: 7 e 8 de dezembro
Horário: das 12h às 22h
Local: Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda)
Programação: www.feirapreta.com.br
Entrada Gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Comentários