Monotrilho que vai ligar a estação Aeroporto da CPTM aos terminais de Cumbica

Resultado de imagem para Monotrilho Aeroporto da CPTM aos terminais de Cumbica

Próximo trem O tão esperado monotrilho que vai ligar a estação Aeroporto da CPTM aos terminais de Cumbica provocou correria no setor de infraestrutura nesta semana.
Informações desencontradas sobre um suposto prazo para a entrega das propostas confundiram as empresas interessadas no projeto. Circulou no mercado e no governo que o dia 23 seria a data final. Depois mudou para o dia 30. A solução de engenharia mais recomendada é uma linha circular, em vez de bate-volta. 
Plataforma
Procurada, a concessionária de Guarulhos não comenta. A seleção da tecnologia será feita pela concessionária do aeroporto, que ficará responsável pelo empreendimento em troca de um reequilíbrio econômico no contrato, a ser feito pela Anac com autorização do Ministério da Infraestrutura e do TCU. 
Passageiro
A construção foi anunciada em maio pelos governos federal e do estado de SP e a concessionária GRU Airport, com a promessa de que a ligação estaria pronta até maio de 2021. Na ocasião, a estimativa era a de que as obras começariam em setembro deste ano, cronograma que não foi cumprido.
Estação
De acordo com a Anac, nunca houve um prazo formal e as datas de setembro e dezembro eram somente estimativas. 
Decolagem
O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, afirma que o processo nunca parou, só foi postergado para abranger uma diversidade muito grande de interessados, com propostas japonesas, coreanas, brasileiras, chinesas, americanas e europeias. 
Aterrissagem
"Eles estão finalizando esse processo nas próximas semanas. Está caminhando e, do nosso lado, do governo federal,  estamos intermediando com Anac, TCU, Gru Airport, CPTM e governo de São Paulo", diz Glanzman.
Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Painel S.A.Jornalista, Joana Cunha é formada em administração de empresas pela FGV-SP. Foi repórter de Mercado e correspondente da Folha em Nova York.

Comentários