Prefeitura moderniza serviços e lança “Programa Aprova Fácil – Plantas e Projetos”

Iniciativa era uma ainda reivindicação de engenheiros, arquitetos e projetistas; sistema com mais de 30 serviços vai agilizar análises e aprovaçãofoto
Em ato oficial na manhã desta quinta-feira, dia 19, o prefeito Daniel Alonso lançou o programa “Aprova Fácil – Plantas e Projetos”, implementado através das parceiras entre as secretarias municipais de Planejamento Urbano e Tecnologia da Informação, com apoio da AEA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília).
A plataforma, com acesso pelo site da Prefeitura (www.marilia.sp.gov.br), começará a funcionar em janeiro. Na prática, a Prefeitura levará para o ambiente digital os guichês de atendimento e balcões onde atuavam os servidores responsáveis pela área.
A Prefeitura já capacitou toda a equipe, que continuará a fazer atendimento pessoal, porém terá os processos de trabalho modernizados e atualizados com mais condições para atender engenheiros, arquitetos e projetistas.
Essa migração será possível graças às inúmeras possibilidades da plataforma (mais de 30 serviços), do uso de certificação digital visando a segurança e as tecnologias que os profissionais já têm em seus escritórios.
A nova plataforma permitirá que os projetos sejam enviados e analisados de forma 100% digital. O sistema terá serviços específicos para profissionais e também ferramentas para os contribuintes em geral.
LANÇAMENTO
O encontro foi prestigiado pelos profissionais das categorias envolvidas e marca uma nova fase na relação com o Poder Público municipal. Agilidade na aprovação, conveniência para os responsáveis pelos projetos e redução de custos para todos são alguns dos benefícios.
A solenidade de apresentação, comandada pelo prefeito Daniel Alonso, contou com as presenças dos secretários José Antônio de Almeida (Planejamento Urbano), Eduardo Yoti Yamamoto (Tecnologia da Informação), Levi Gomes (Fazenda), entre os titulares de outras pastas.
A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Evandro Galetti e a AEA pelo diretor Haroldo de Mayo Bernardes. Para apresentação de informações sobre o novo sistema, compareceram Wagner Zau (diretor comercial) e Roberto Hart (diretor de desenvolvimento) da empresa SoftPark, fornecedora que venceu o processo licitatório e desenvolveu a plataforma.
Conforme destacou o prefeito Daniel Alonso, o “Aprova Fácil” coloca Marília entre os municípios com melhor gestão em planejamento urbano, sobretudo na relação com os engenheiros, arquitetos e projetistas.
“Não é novidade para ninguém: a tecnologia está em tudo. Está nos diversos segmentos de serviços, na agricultura, na saúde, na educação. E apesar disso, quando assumimos o município, aqui na Prefeitura tudo era arcaico. Tudo que estamos fazendo, desde então, é pensando no futuro. As estruturas não estão dimensionadas para o futuro. É uma realidade que estamos enfrentando”, disse o chefe do Executivo.
O secretário municipal de Planejamento Urbano, José Antônio de Almeida, fez um balanço da pasta, que está atacando e superando alguns dos principais gargalos. Os três principais desafios mencionados foram a legislação, informatização e o déficit de servidores, que está sendo superado com concurso em andamento.
“Em relação à Legislação, conseguimos, numa forte parceria com a AEA, ver aprovada a chamada ‘Lei do Entorno’, que modernizou, deu clareza e responsabilidade a quem é devida. Foi um avanço importante que tivemos na cidade”, afirmou o secretário.
Outro ponto lembrado, na questão da informatização, Almeida destacou o esperado lançamento e a importante parceria com a AEA.
Os funcionários da pasta já receberam treinamento para utilizar a plataforma e também haverá capacitação para os profissionais interessados – embora o sistema seja bastante intuitivo.
Ele destacou ainda que a plataforma será pioneira no Brasil (pelas inúmeras possibilidades da interface e pela forma colaborativa como está sendo construída), tendo também ferramentas de consulta úteis para corretores de imóveis e para os contribuintes em geral.
“Os aprimoramentos serão feitos com ajuda de vocês (aos engenheiros e arquitetos), assim como já estão sendo realizadas algumas melhorias a partir das sugestões do nosso próprio pessoal”, disse o secretário.
Para o diretor da AEA presente ao lançamento, o “Aprova Fácil” é uma necessidade e chega para modernizar um serviço que não comportava mais métodos antigos.
“Agradecemos ao prefeito Daniel, ao secretário José Antônio e aos demais envolvidos nesse projeto. Enquanto Associação, essa foi uma reivindicação na qual estamos tendo sucesso. E vamos continuar parceiros, para que tudo funcione conforme o planejado”, disse Haroldo de Mayo Bernardes.

 foto
Fotos: Mauro Abreu

APOIE, COLABORE