Translate

Pesquise

3 de dez. de 2019

Quinta-feira - Lançamento em SP - Avdavida - Claufe Rodrigues

AVDAVIDA

WhatsApp Image 2019-10-23 at 19.30.31 (2)O escritor e jornalista Claufe Rodrigues (editor e repórter do GloboNews Literatura) está comemorando 40 anos de literatura com um novo livro: “Avdavida”, publicado pela Editora Coralina. Os poemas inéditos traduzem em versos as contradições, as misérias e os encantos do tenebroso e fascinante tempo em que vivemos. Inspirado por Carlos Drummond de Andrade, um dos poemas é uma paródia ao genial “No meio do Caminho”, batizado por Claufe como “Tiroteio”.

Não é gratuita na capa de AVDAVIDA (Editora Coralina, 2019) a alusão visual ao poema “A Flor e a Náusea”, de Carlos Drummond de Andrade, escrito sob o impacto da Segunda Guerra Mundial e publicado em 1945. Devoto de Jorge de Lima, Whitman, Maiakóvski e Fernando Pessoa, desta vez Claufe Rodrigues foi buscar no Drummond de A Rosa do Povo a principal referência para traduzir em versos as contradições, misérias e encantos do tenebroso e fascinante tempo em que vivemos.

Em Avdavida, há um clima de choque permanente, uma sensação de que tudo está em constante movimento, em velocidade ardente, em transição constante. As palavras parecem queimar nestas páginas. E cada verso, meticulosamente manipulado, tem o condão de despertar no leitor emoções por vezes paradoxais.

O livro se vale dos pequenos enredos e do ritmo intenso dos versos, marcas do autor, não para denunciar, mas para expor – e explorar – as contradições e hipocrisias sociais, o avanço da tecnologia sobre as mentes e corações, o desprezo pelo meio ambiente, a vulgarização da vida e da morte, a monetização das relações humanas. Como nos versos de “Babachianas #4”: “Eu te odeio tanto, dinheiro / por te amar desse jeito / sem ti / não consigo nem comer direito.”

cid:image002.jpg@01D59A1D.B0D3D760Viver é lutar, exclamam vários poemas nas entrelinhas deste livro. Mas mesmo na guerra há lugar para o amor, o sonho e o lirismo, que assumem frequentemente a linha de frente neste combate, munidos de “bombas feitas de brisa.” Em meio ao tiroteio de informação que marca a nossa época, o poeta se coloca no olho do furacão – ponto de vista privilegiado – de onde observa e se alimenta do que vê à volta, para devolver ao mundo uma poesia “rente ao chão, roçando a pele do real”, sem jamais descambar para o texto panfletário. Neste livro, ao contrário, o leitor encontrará abrigo para suas dúvidas e perplexidades. Quando as palavras estão gastas, resta a poesia.

livro:
AVDAVIDA . CLAUFE RODRIGUES . POESIA . EDITORA CORALINA
ADULTO . 76 PÁGINAS . R$ 38,00 . 14 CM X 21 CM


Sobre CLAUFE RODRIGUES

Avdavida marca os 40 anos da estreia do poeta e jornalista Claufe Rodrigues em livro (Uma onda engole a outra, Ed. do autor, 1979). Na década de 1980, se descolou da Geração Mimeógrafo para experimentar a poesia pop no grupo Os Camaleões, ao lado de Pedro Bial e Luiz Petry. Com o tempo, incorporou a prosa, o cinema e a música a seu arsenal artístico. Avdavida é seu décimo livro de poemas. Publicou ainda dois romances (Roman-se e Cachorras) e uma enciclopédia (100 anos de poesia – um panorama da poesia brasileira no século XX). Organiza eventos de literatura, faz palestras e shows de poesia e música, está gravando um disco autoral e lançando o filme documentário Faz sol lá sim, sobre a tradição musical em Marechal Deodoro (AL). É apresentador do programa GloboNews Literatura.

Sobre a EDITORA CORALINA
Coralina é uma editora gaúcha, nascida no final de 2018. A editora é capitaneada pelo poeta e contista Cláudio B. Carlos, que atua no mercado literário como editor, preparador e revisor de textos. www.editoracoralina.com.br

Caixa de texto: LANÇAMENTO


05/12, quinta-feira 19h
São Paulo - SP
Patuscada Bar, Livraria & Café
Rua Luís Murat, 40
Pinheiros

Geo Comunicação
21 3872.0276  
Geisa Souto
21 99943.5159
geisa.souto@geocomunicacao.com.br


 
Claufe Rodrigues com Antônio Torres 


Claufe Rodrigues com Cássia Kis


Claufe Rodrigues com Edney Silvestre 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a manter o site