CMC - MÍDIA

Folia de Reis em Marília

Foto Noticia Principal Grande
Evento acontecerá dia 29 de janeiro, das 9h às 17, com passagens pelas unidades de Centro Dia da cidade
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Esportes, Lazer e Juventude, vai promover a Cia de Folia de Reis “Passagem dos Três Reis Magos” da cidade de Parapuã, no dia 29 de janeiro, das 9h até as 17h.
O evento passará em visita às unidades de Centro Dia, com café da manhã às 9h no Centro Dia “Anos Dourados”, localizado na Av. Brasil, 518, no centro; às 11h almoço no Centro Dia “Irmã Dilma”, na Av. Durval de Menezes, 325, bairro Nova Marília, zona sul; e às 14h no Centro Dia "Anadir Hila", que fica na rua Urias Avelino de Moraes, 909, no bairro César de Almeida, zona norte, com entrada gratuita.
Segundo secretário da Cultura André Gomes, “compreendendo esta importância de uma cultura tão tradicional religiosa e folclórica que vem se perdendo ao longo dos anos, sendo o objetivo deste encontro de resgatar as antigas tradições da cultura popular. Hoje cidades como Tupã realizam esse tipo de evento, em parceria com a igreja católica, iniciativas como esta ligada ao poder público só fortalecem a tradição popular, a mantém viva e traz a memória, identidade e a riqueza da nossa cultura popular brasileira”.
A cia é coordenada por Nilson de Souza Carneiro, da Bandeira Passagem dos Três Reis Magos, da cidade de Parapuã, que é fundador de várias bandeiras em Tupã - sendo que a Bandeira dos Três Reis Magos completa 36 anos de sua existência nesse ano. Segundo ele, é importante que os simpatizantes continuem buscando manter viva essa tradição.
“Eu e meu irmão começamos com a companhia juntos. Eu tinha 10 anos e nesse ano completamos 34 anos que estamos participando da bandeira. Infelizmente meu irmão faleceu há dois anos, mas ele me deixou o pedido de nunca parar com a companhia e eu vou dar continuidade até quando eu puder. Peço a todos os participantes que continuemos lutar por essa festa cristã para valorizarmos essa tradição”, disse.
“As folias de reis nos remetem o momento em que, após o nascimento do Menino Deus em Belém, os Magos do Oriente foram ofertar seus presentes. A Folia dos Reis é uma tradicional festa trazida pelos colonizadores portugueses no século XVIII e que, no Brasil, tomou entornos religiosos”, disse o padre Tiago Barbosa, assessor de comunicação da Diocese de Marília.
FOLIA DE REIS
O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.
Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil.
No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.
Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro acontece entre 1º e 6 de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais.
 Foto Noticia Principal Grande

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA