5 de mar. de 2020

IPOs exigem atenção e cuidados, alerta Ibracon

IPOs exigem atenção e cuidados, alerta Ibracon

Aquecimento da economia e redução das taxas de juros contribuem para que muitas empresas busquem abrir o capital, mas o processo não é simples e exige cuidados para que o resultado não seja negativo



O aquecimento da economia e a taxa de juros cada vez menor estão levando muitas empresas brasileiras a abrirem seu capital, o conhecido Initial Public Offering (IPO). Mas, entrar no grupo das que operam na B3, que será a quarta maior bolsa do mundo até 2030, requer atenção e cuidados, como alerta o Ibracon -- Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

Abrir capital é uma jornada e um IPO com potencial de ser bem-sucedido começa muito antes do kick-off. As empresas precisam dar atenção às normas contábeis, priorizar a transparência e a clareza das informações para ter consciência do valor do seu negócio, principalmente após passar o período de euforia da abertura do capital.

Também precisam ser levadas em conta questões como a implantação de um eficiente programa de governança corporativa, integração de diversos setores internos, como jurídico, operações e recursos humanos, e reestruturações societárias.

Por conta disso, o auditor independente acaba se constituindo em profissional imprescindível no processo, porque, sendo um dos principais agentes do mercado de capitais, ele tem acesso à empresa, é um especialista em auditoria e contabilidade, tem independência e experiência em práticas de governança corporativa e agrega credibilidade às demonstrações contábeis.

Tais fatores fazem com que o auditor independente seja, normalmente, um dos primeiros a saber se a companhia quer abrir capital. E com a expectativa de aquecimento do mercado de IPOs, o Ibraconjá prevê também um aumento na procura pelos serviços para esse objetivo.





Atendimento à imprensa - Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação
Gerente de conta: Ricardo Filinto
E-mail: ricardo.filinto@viveiros.com.br
Analista de atendimento: Ágata Marcelo
E-mail: agata@viveiros.com.br
Tel.: (11) 3670-5424

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cidade de Marília: notícias, cultura, educação, entretenimento e política