Receitas de clubes campeões europeus estão atreladas à transmissão de jogos

Resultado de imagem para juventus e lion

KPMG: receitas de clubes campeões europeus estão atreladas
à transmissão de jogos


De acordo com o relatório Campeões Europeus 2020 (em inglês, European Champions Report 2020), os principais times de futebol da Europa continuam aumentando as receitas operacionais, principalmente, devido a maiores valores recebidos pelas transmissões de jogos. Outro fator relevante é o novo ciclo de distribuição de valores na UEFA Champions League por transmissões com maior remuneração. Entre os principais campeões europeus, o Barcelona da Espanha é o clube com as maiores receitas operacionais, chegando ao recorde de 839,5 milhões de euros. Já o PSG, da França, registrou a segunda maior renda total, 636 milhões de euros, um crescimento de 17% no comparativo ano a ano.

A pesquisa ainda revela que, mesma campeã da liga italiana, a Juventus de Turim teve como principal fonte de crescimento as receitas de transmissão de jogos, diferente da temporada anterior, quando a receita comercial foi a contribuinte-chave para o aumento. Entretanto, o clube italiano foi exceção com aumento de 20,7 milhões de euros em prejuízos, uma consequência direta pela contratação de jogadores, entre eles, Cristiano Ronaldo. Entre os novos campões, o Ajax, da Holanda, mostrou um aumento mais de 117% de receitas operacionais no comparativo ano a ano. O Benfica, de Portugal, foi outro clube que teve um aumento de 36% em receitas. Segundo estudo ambos os aumentos estão atrelados aos títulos nacionais vencidos pelas equipes na temporada 2018/2019.

“Na temporada passada as equipes brasileiras ficaram com 50% das receitas de televisionamento. Isso mostra uma dependência maior dessa receita em comparação aos times da Europa que, em média, possuem 43% das suas receitas são provenientes de contratos de televisão”, explica o líder de Sports Advisory da KPMG no Brasil, Francisco Clemente.


Trio sul-americano é o mais valioso nas principais ligas europeias

De acordo com o estudo, entre os jogadores mais valiosos dos oito clubes analisados no relatório, os seis principais são da América do Sul. Entre eles, estão Neymar, do PSG, com valor de mercado avaliado em 185 milhões de euros; Lionel Messi, do Barcelona, valendo 180 milhões de euros e Paulo Dybala, da Juventus de Turim, com valor aproximado de 85 milhões de euros. Além destes três citados, a lista conta com os brasileiros Philippe Coutinho, do Bayern de Munique, Marquinhos, do PSG, e David Neres, do Ajax, valendo, respectivamente, 82 milhões, 61 milhões e 46 milhões de euros.

“O levantamento aponta que os jogadores sul-americanos estão se destacando nos melhores campeonatos europeus, não só com relação à atuação profissional, mas também com a valorização do passe deles no mercado. Isso é histórico. A América do Sul sempre exportou grandes jogadores e esse cenário continuará por muitos anos”, analisa a Especialista em clubes de futebol e gerente sênior do time de Sports Advisory da KPMG no Brasil, Chilana Leonardo.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

Twitterhttp://www.twitter.com/@kpmgbrasil
Sitekpmg.com.br
Linkedinwww.linkedin.com/company/kpmg-brasil
Facebookfacebook.com/KPMGBrasil

Atendimento à Imprensa

Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A)

Pedro Ulsen - pedro.ulsen@viveiros.com.br - 11 3736-1127
Bianca Antunes - bianca.antunes@viveiros.com.br - 21 2207-8025
Gabrielle Fonseca - gabrielle.fonseca@viveiros.com.br - 21 2207-8025
Aurélio Guerra - aurelio.guerra@viveiros.com.br - 11 3670-5424

Twitterhttp://www.twitter.com/@RVComunicacao
Facebookfacebook.com/ricardoviveiroscomunicacao
Site: viveiros.com.br

Comentários