Diálogos desrespeitosos entre alunos no primeiro dia de aulas online do Estado

Nessa segunda feira dia 27, iniciou as aulas online no Estado de São Paulo, está circulando da internet os diálogos dos alunos no primeiro dia de aula. Os professores não vão estranhar o comportamento desses alunos porque estão acostumados com a falta de educação de uma geração formada, fora da escola, com o que há de pior na sociedade, no entanto, não deixa de ser o reflexo de uma escola estrutura segundo a realidade dos alunos e de suas comunidades.

Os pais  desses alunos e a sociedade em geral podem até ficar espantados e decepcionados com os comportamentos desrespeitosos e inconsequentes de muitos alunos e de seus filhos; podem ficar chocados com a linguagem e o nível de educação, com a conotação sexual prematura e desrespeitosa na fala desses estudantes,  porém esses fatos não é novidade para nem um professor de escola pública que convivem com o desrespeito e o desinteresse de uma grande  parcela de alunos.  
Qualquer professor com bom senso reconhece que a sala de aula e a educação brasileira estão refletidas nesses diálogos que relevam o desinteresse pela escola, pelo professor, a falta de educação, o desrespeito, a indisciplina, a falta de responsabilidade e comprometimento e a falta de perspectiva da educação no nosso país. 

Muito antes da pandemia do coronavírus, o governador de São Paulo já cogitava a possibilidade de colocar o ensino a distância nas escolas publicas do Estado. A pandemia veio como uma prévia dessa possibilidade e como um ensaio da educação a distância, principalmente no ensino médio. 

Essa proposta vinha sofrendo resistência por parte dos professores que temem o desemprego e mais desvalorização ainda. Vinha sofrendo críticas por parte dos sindicatos que constatam que essas medidas desvalorizam os professores e reduz em geral o efetivo de profissionais na área da educação,  e ainda se trata de  uma injustiça e um a exclusão social, isso porque nem todos os alunos possuem os recursos tecnológicos: celulares, computadores, tablets  e uma internet boa o suficiente para que os alunos acessem as aulas online.
   

Nenhuma descrição de foto disponível.





A imagem pode conter: 1 pessoa


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.




A imagem pode conter: 3 pessoas

Nenhuma descrição de foto disponível.


A imagem pode conter: 2 pessoas



Comentários