Dicas importantes de segurança quando utilizar o aplicativo do seu banco


Dicas importantes de segurança quando utilizar o aplicativo do seu banco



O aplicativo do banco no celular ou smartphone facilitou muito os saques e depósitos. Muitos aplicativos permitem fotografar um cheque e depositá-lo diretamente em sua conta, em vez de ir até o banco.

O banco pelo celular ou mobile banking também torna o orçamento muito mais conveniente. Para o passado ficaram os dias de registrar freneticamente cada compra na parte de trás do seu talão de cheques.

Agora, você pode acompanhar suas despesas em qualquer lugar, a qualquer momento, com a ajuda de um aplicativo bancário instalado no seu dispositivo móvel. No entanto, a acessibilidade do banco móvel levou alguns a questionar sua segurança.

Um antivírus vai ajudar o seu computador até certo ponto, mas a verdade é que os softwares de antivírus para celular consomem muita memória e não são tão úteis contra os novos tipos de ataques e golpes existentes.

Se você procura um aplicativo que proteja em tempo real os seus dados, nossa recomendação é uma VPN ou Rede Privada Virtual. Se você tiver uma VPN ativada, não precisará seguir todas as dicas abaixo.

Aqui estão cinco dicas simples para a experiência bancária móvel mais segura possível.

     Cuidado com phishing

Como existem tantos aplicativos bancários móveis diferentes disponíveis, é quase impossível para um ladrão prever qual aplicativo você possui, e ainda mais difícil invadi-lo. Como invadir a conta bancária móvel de uma pessoa aleatória é extremamente difícil, muitos ladrões tentarão induzi-lo a revelar suas informações pessoais.

Esses golpes são chamados de phishing, pois envolvem "atrair" uma vítima em potencial para compartilhar senhas ou outras informações confidenciais. Um truque, chamado spoofing, envia você para um site que se disfarça de banco através de um link em um texto ou email. Se você clicar no link e inserir suas informações bancárias, os ladrões poderão roubar suas informações. Em vez disso, navegue diretamente para o site do seu banco para evitar ficar preso em um site desprotegido.

     Tenha cuidado nas redes públicas

Somente faça login na sua conta bancária quando estiver em uma rede privada segura. As redes públicas podem ser invadidas com muito mais facilidade do que uma rede wifi privada bloqueada.

Se uma rede que você usou for invadida, um ladrão poderá acessar qualquer informação inserida online, incluindo senhas confidenciais. Embora demore alguns segundos extras, digite sua senha sempre que acessar sua conta de celular em vez de salvá-la automaticamente. Se o seu telefone for roubado, um ladrão poderá acessar todas as suas informações bancárias móveis se não estiver protegido por senha.

     Certifique-se de baixar um aplicativo oficial

Verifique o site oficial do seu banco para obter informações sobre o aplicativo oficial, para que você não seja enganado a fazer o download de um aplicativo falso que rouba suas informações. Faça o download apenas de aplicativos bancários da Apple AppStore ou do Google Play. Qualquer outra plataforma não pode prometer segurança completa.

Depois de baixar o aplicativo oficial de um canal respeitável, preste atenção às atualizações oferecidas. Os desenvolvedores de aplicativos estão constantemente reavaliando seus produtos quanto a riscos de segurança. Quando eles corrigem um bug, oferecem uma nova atualização para o aplicativo. Atualize imediatamente seu aplicativo bancário sempre que solicitado.

     Não faça o jailbreak do seu dispositivo móvel

Hackear seu próprio telefone, um processo conhecido como jailbreak, promete uma oportunidade para recursos interessantes ou personalização que não estão disponíveis em um dispositivo comum.

No entanto, isso pode deixar seu telefone aberto para violações de segurança. Nunca acesse suas informações bancárias em um dispositivo não seguro que tenha sido ´jailbroken´. Os desenvolvedores de smartphones criptografam telefones com recursos de segurança integrados que podem ajudar a proteger os dispositivos contra hackers.

     Acompanhe os desenvolvimentos móveis

Os canais de comunicação oficiais do seu banco, como o site, manterão você informado sobre quaisquer falhas, melhorias ou violações de segurança. Se você acha que recebeu uma mensagem oficial ou se algo der errado com seu aplicativo, não hesite em entrar em contato com seu banco. A equipe do seu banco prefere que você ligue para alertá-los sobre uma possível fraude do que para você se tornar vítima de roubo. A revisão regular de seus extratos bancários e pagamentos de aplicativos para dispositivos móveis pode ajudar você a perceber imediatamente se sua conta foi comprometida.

Davi Gomes 

 techwarn (https://techwarn.com/) - Um blog com as últimas notícias e novidades sobre tecnologia.

Comentários