google.com, pub-0664806714269334, DIRECT, f08c47fec0942fa0

CMC - MÍDIA

Publique, contribua com o CMC

A baixa adesão de doadores pode prejudicar pacientes que necessitam de transfusões


Pandemia do novo coronavírus faz estoques de sangue diminuírem nos hemocentros
A baixa adesão de doadores pode prejudicar pacientes que necessitam de transfusões
falta de doadores de sangue, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, colocou os estoques dos bancos de sangue em índices abaixo da média e preocupa o setor de saúdepois esse déficit pode prejudicar pacientes que eventualmente, necessitem de transfusão.
No caso do Hospital do GRAACC, referência no tratamento e cura de crianças com câncer, os pacientes apresentam grande demanda transfusional, por conta dos tratamentos de alta complexidade, e podem necessitar de transfusão logo no diagnóstico, devido à doença de base (como as leucemias) ou durante o tratamento (enquanto recebem quimioterapias agressivas, em quadros de infecção ou nos procedimentos cirúrgicos).
Há também dois grupos mais críticos que necessitam de transfusão de sangue, como nos casos de internações em UTI e nos transplantes de medula óssea.
Quem pode doar
- Pessoas em boas condições de saúde com idade entre 16 (autorização do responsável) e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar devidamente alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação).
- Importante apresentar documento original com foto recente, legível e emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Segurança em tempos de Covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios de doação de sangue em todo o país, a fim de reforçar a prevenção contra o novo coronavírus.
Os locais destinados à doação de sangue são seguros e frequentados por pessoas saudáveis e estão investindo em cuidados redobrados para garantir a segurança dos doadores (como distância segura entre as cadeiras de coleta, disponibilização de álcool em gel, entre outras medidas).
Pessoas que tiveram contato com casos confirmados ou suspeitos de Covid-19, retornaram de países com casos confirmados da doença ou apresentaram sintomas como tosse, coriza, dor de garganta ou febre, devem aguardar no mínimo 30 dias para fazer a doação.
Para informações dos locais de coleta de sangue, acesse
Para doar sangue ao Hospital do GRAACC, identifique a unidade de coleta mais próxima da Colsan (Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue). A doação de sangue é um procedimento rápido e seguro.
Sobre o GRAACC
Instituição criada em 1991 para garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura. Com hospital próprio, tornou-se referência no tratamento e na cura do câncer infanto-juvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o desenvolvimento do ensino e pesquisa.
Em 2019, foram realizadas mais de 35 mil consultas, 1400 procedimentos cirúrgicos e 22 mil sessões de quimioterapia, sendo utilizadas mais de 13 mil unidades de hemocomponentes.
Target Estratégia em Comunicação
Assessoria de Imprensa do GRAACC
Rita Nogueira - rita@targetsp.com.br - 11 97577-1229
Italo Genovesi - italo@targetsp.com.br - 11 99612-8592
Ronald Nicolau - ronald@targetsp.com.br - 11 99295-0334
Tel (11) 3063-0477

Publique sua matéria