Cogna disponibiliza gratuitamente plataforma de ensino digital para escolas e universidades públicas


Iniciativa beneficiará milhões de estudantes que tiveram aulas suspensas em função do novo coronavírus
Cogna, maior grupo de educação do país, está disponibilizando gratuitamente sua plataforma digital de ensino a escolas e universidades públicas durante a pandemia do novo coronavírus. Em razão do isolamento domiciliar, medida para conter novos casos da Covid-19, houve a necessidade de suspender as aulas presenciais. A iniciativa, portanto, é uma maneira de fazer com que milhões de estudantes da rede pública, de todas as partes do país, continuem a ter uma rotina de atividades pedagógicas.
Para viabilizar um volume tão alto de acessos à plataforma, uma espécie de força-tarefa envolvendo o time de desenvolvedores da Kroton, braço da holding com foco na educação superior, foi montada com o intuito de tornar escalável o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) usado por todas as marcas da companhia nesse segmento (Anhanguera, Fama, Pitágoras, UniderpUnoparUnic e Unime).
O AVA está disponível no site da Aliança Brasileira para Educação, frente de impacto social da Cogna, e pode ser utilizado, inclusive, por colégios particulares. Após o cadastro, o usuário deverá clicar em "Escola". Para professores, há a opção "Ensinar", na qual podem criar salas de aulas virtuais. A área destinada aos alunos, por sua vez, é a "Aprender". Lá, eles encontram uma lista com mais de 140 mil escolas e 270 universidades públicas - a plataforma utiliza a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Basta, então, escolher a instituição de ensino onde estudam para que possam se vincular a ela.
Na Sala de Aula Virtual, o docente consegue inserir vários tipos de conteúdo, como materiais didáticos, videoaulas, arquivos e exercícios relacionados às disciplinas. O que será adicionado fica a critério do profissional, que também poderá participar de fóruns de discussão com a classe ou com a comunidade acadêmica.
Um dos grandes diferenciais da tecnologia é que, além de uma interface amigável, ela facilita a conexão entre estudantes e professores, conferindo mais agilidade ao processo. "Elaborar a parte de enturmação do aluno e do direcionamento do professor é algo trabalhoso. Então, veio a ideia de desenvolver uma funcionalidade em que o docente pudesse disponibilizar a 'sala' que criou on-line para seus alunos das escolas onde leciona. E, por outro lado, o estudante pudesse se vincular à sua escola e classe. A ideia foi fazer um caminho simples para que, mesmo distantes, eles estivessem juntos", explica Luís Coimbra, Diretor de Tecnologia da Informação da Kroton, um dos idealizadores do projeto.
Outro destaque é a capacidade de centralização da ferramenta. Por meio dela, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais de educação poderão monitorar e obter relatórios, em tempo real, do trabalho realizado pelas instituições usuárias e a performance dos estudantes. O MEC conseguirá visualizar também indicadores de desempenho.
Saiba mais sobre o projeto:
Sobre a Cogna Educação
Com mais de 50 anos de tradição e pioneirismo, a Cogna Educação é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo. Com as marcas KrotonPlatos, Saber e Vasta Educação / Somos Educação em seu portfólio, a holding oferece soluções e serviços tanto para o segmento B2C como para o B2B. Pautada pela inovação e pelo propósito de transformar a vida das pessoas por meio de uma educação de qualidade, a companhia atende mais de 2,2 milhões de estudantes de todo o Brasil, da Educação Básica ao Ensino Superior, sendo mais de 900 mil alunos atendidos diretamente e 1,3 milhão de estudantes por meio das escolas e instituições de ensino parceiras. As atividades de impacto social da Cogna beneficiam mais de 3,07 milhões de pessoas e geram um impacto socioeconômico de R 12.5 bilhões à sociedade, ajudando a transformar as comunidades onde está inserida.
Contatos para a imprensa:
Weber Shandwick
PABX: (11) 3027.0200
Celular: (16) 98178-7722
Carla Valentim - cvalentim@webershandwick.com