CMC - MÍDIA

Dia Mundial de Higiene das Mãos

Dia Mundial de Higiene das Mãos reforça a importância da prática em meio à pandemia da Covid-19
Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data, 5 de maio, chama a atenção para a conscientização desse ato aparentemente básico de higiene, mas que se comprovou essencial na luta para combater a disseminação do novo coronavírus. Lavar as mãos adequadamente é uma das principais recomendações no combate à transmissão da Covid-19 e de acordo com a infectologista da DoctoraliaJoana D’Arc Gonçalves da Silva, essa prática é fundamental para o controle e prevenção dessa e de outras inúmeras doenças.
"As mãos representam nossa principal ferramenta de trabalho, por meio delas garantimos nosso sustento, por meio delas salvamos vidas! Mas, sabemos que as mesmas mãos que curam podem servir de fonte de infecção e contribuir para disseminação de doenças. Elas podem contaminar nosso corpo e superfícies, por isso é importante lavá-las sempre que estiverem visivelmente sujas e ao tocar em objetos e/ou ambientes compartilhados. Para uma higienização correta deve-se utilizar água limpa e sabão, esfregando a palma e o dorso das mãos, polegar, entre os dedos e punhos, por pelo menos 40 segundos", explica.
Ainda de acordo com a infectologista, o álcool 70% é um eficiente antisséptico para superfícies, objetos e pele. "O álcool 70% tem propriedades microbicidas capazes de eliminar os germes mais frequentes que causam infecções, podendo substituir a lavagem das mãos quando não tiver acesso à água e sabão", declara. "Por meio da higiene das mãos e o uso de máscaras podemos parar a pandemia", completa.
A iniciativa se tornou um dos principais assuntos da atualidade e promove uma mudança de comportamento fundamental na população mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA