google.com, pub-0664806714269334, DIRECT, f08c47fec0942fa0

CMC - MÍDIA

Publique, contribua com o CMC

ENEM: confira dicas e se prepare para o maior vestibular do Brasil


ENEM: confira dicas e se prepare para o maior vestibular do Brasil

Especialista em educação ressalta a importância de dedicar uma parte do tempo para os estudos e outra para descansar

As inscrições para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 estão abertas e os estudantes devem ficar atentos, este ano o exame será aplicado em duas versões: dias 1 e 8 de novembro (presencial) e nos dias 22 e 29 de novembro (digital), o aluno deve escolher na hora da inscrição por uma das opções.

Com a confirmação das datas mantidas pelo Inep, é hora de montar um cronograma para incluir o estudo diário na rotina. "Estabelecer o hábito é fundamental para otimizar os estudos. Neste momento é importante estabelecer horários para estudar todos os dias da semana", ressalta Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP e coordenadora do setor pedagógico do Kumon.

A redação continua sendo um dos principais focos do exame e o peso da pontuação conquistada serve como critério de desempate em algumas universidades pelo país. Além disso, quem tira nota zero já está automaticamente fora do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Por isso, alerta Mariana, "é importante aproveitar o tempo para treinar a escrita".

Para ir bem neste quesito, faça muitos textos no decorrer dos dias. Acompanhar os noticiários, ler jornais e revistas, ficar atento aos principais acontecimentos até o final do ano também podem ajudar na hora de construir argumentos e desenvolver o tema.

Fique atento também aos critérios que podem zerar a nota: não inclua frases que desrespeitem os direitos humanos; não obediência a estrutura baseada no modelo dissertativo-argumentativo; número mínimo de linhas redigidas, que não deve ser menos do que sete. "Também não é recomendado fazer desenhos, assinar ou rubricar fora do local apropriado, copiar textos (sem citação ou se houver menos de 7 linhas originais), fugir do tema proposto e deixar a folha em branco (claro!)", diz Mariana.

Ainda de acordo com Mariana, outro ponto a ser levado em consideração é a administração do tempo para realização da prova, que deve ser trabalhada durante todo o processo de preparo para o vestibular. Determinar hábitos, horários e sequências de atividades contribui muito para a capacidade de concentração, que é a chave para concluir a prova dentro do tempo proposto.

Ela destaca também que em uma rotina pesada de estudos como o preparo para o vestibular, a leitura de livros (e os filmes) pode, inclusive, ser uma "válvula de escape", um respiro em meio a exercícios da área de exatas, por exemplo: "é fundamental intercalar os estudos com momentos de lazer. O cansaço prejudica o aprendizado. Inclua intervalos regulares entre os períodos de estudo, descansar também faz parte da preparação para o teste", completa.


Mais informações sobre o Kumon
www.kumon.com.br



Assessoria de Imprensa do Kumon
agênciamam
Ana Cristina Velasco | ana@agenciamam.com| Cel +55 11 98180-2096
Mariana Franceschinelli |​ mariana@agenciamam.com


Publique sua matéria