https://www.google.com/appserve/mkt/optin/AD-FnEw6aolQdEQFzj58DL0CRIvBVnLloDmToDBY4md6SHn3YqacVCZlkrbKFHqDmXkeAoP-nva2uUDxHwcbcwnNWAY5tQ-fX20uXTYUutPsyIQTW-5p-yLxuz4?hl=en-US google.com, pub-0664806714269334, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Tradutor

Pesquisar

COMPARTILHAR

Fibracem mantém produção e expansão com segurança e criatividade


decreto n.10.282/2020, assinado pelo presidente em março, estabeleceu quais serviços públicos são essenciais durante a quarentena e incluiu Telecomunicações e Internet. Isso ajudou a Fibracem, indústria que é referência no segmento de comunicação óptica, a manter sua fábrica em operação para poder suprir o mercado com cabos, conjuntos de emenda ópticaracks e gabinetes para cabeamento, data center e muitos outros acessórios necessários nas redes ópticasMais que isso, a empresa continua seus planos de expansão. Segundo Carina Bitencourt, Chief Executive Officer (CEO) da Fibracem, para manter a atuação da indústria e ajudar a cadeia de Telecom a atender a sociedade durante a pandemia do novo coronavírus foi preciso mexer com a rotina de maneira nunca vista antes.
Primeiro houve a conscientização sobre a doença por todos os canais de comunicação (intranet, por e-mailsWhatsApp, mural de recados, jornal internopara que os colaboradores pudessem entender as medidas aplicadas nas fábricas em Pinhais - PR e Linhares - ES, bem como nos centros de distribuição. As primeiras medidas internas tomadas foram a medição de temperaturadisponibilização de álcool gel em vários pontosorientações da "higiene das mãos" redobradas e solicitação para que evitem cumprimentos. Teve ainda redução de linhas em operação para diminuir despesas com energia, equipes que receberam férias em escalas, e funcionários do grupo de risco em licença remunerada para diminuir a quantidade de pessoas dentro da empresa.
Dia a dia
Foi liberada ainda a atuação em home office para algumas atividades e o setor de marketing foi o primeiro a sair como um "projeto piloto", por ter mais facilidade na adaptação das atividades. Já estão atuando em casa há mais de 30 dias. Para quem continua na sede, o uso das máscaras é essencial e as reuniões têm um limite de pessoas, e só são realizadas se for de extrema necessidade. A orientação geral é para se reunirem com máscaras em espaço aberto, ou através de ferramentas digitaisParceiros e fornecedores por hora estão impedidos de entrar na empresa, apenas em casos urgentes e extremos, e sob análise e prévia autorização. "Estamos utilizando esse período para realizar melhorias em processos que se tornavam difíceis na rotina agitadarevisando procedimentos, reestruturando equipes, desenvolvendo novos materiais para clientes que focando em canais digitais, incluindo o restart do app da Fibracem", destaca a diretora executiva.
Criatividade
"O distanciamento social nos levou a tomar medidas internas antes nem imaginadas", afirma Carina. Ela conta ainda que a criatividade é exigida nos momentos em que antes havia aglomeração, especialmente no refeitório. Então agora seu tempo de uso foi ampliado, com horários definidos para diminuir a quantidade de pessoas. Até um novo layout com bancos em zigue-zague foi criado. Também algumas atividades foram adaptadas ao ar livre, na área técnicaMas infelizmente foram fechados espaços de convivência como sala de jogos e sala da mulher por tempo indeterminado.
A Fibracem criou ainda uma cartilha para os instaladores de internet com as medidas preventivas indicadas pelo OMS, totalmente adaptada à realidade de trabalho deles, exemplificando situações do dia a dia como entrar na casa do cliente, se deslocar no veículo com o parceiro de campo, ou mesmo o uso adequado dos novos aliado nas ferramentas: álcool 70 ou álcool em gel, as máscaras. Também os distribuidores foram convidados a aderir à campanha, pois é com a ajuda deles que a mensagem chega até a ponta, aumentando o número de conscientização. Até o momento já são mais de 500 downloads da cartilha.
Expansão
Recentemente a empresa anunciou nova estrutura no Espírito Santo que será mais um ponto de fabricação. Ela significa segurança em não depender mais de apenas de uma fábrica, e mais opções de fornecedores, além da proximidade com região norte e nordesteO planejamento da inauguração da fábrica segue, porém agora com novos cuidados. A CEO conta que "uma planta está sendo criada para atender todas as necessidades, e assim que as alterações estiverem completas iremos iniciar as atividades, mantendo as medidas aplicadas atualmente para prevenção à Covid-19. Não planejamos evento de inauguração para evitar aglomerações, mas assim que for seguro pretendemos apresentar a planta para imprensa e autoridades". O plano de contratação para Linhares está mantido e, assim que for seguro, gestores e técnicos voltarão a viajar da matriz para Linhares em busca de padronização de processos e coesão das equipes. Já a integração entre a fábrica e o CD capixabas com as demais plantas ainda está sendo um aprendizado, mas a Fibracem está com projetos em andamento para gestão integrada.
Fibracem
Referência no segmento de comunicação óptica, a Fibracem tem um portfólio que reúne diversas soluções de infraestrutura para redes ópticas. A empresa acompanha as demandas do mercado de tecnologia de transmissão de dados e desenvolve produtos de qualidade que facilitam os sistemas de telecomunicações, reduzindo distâncias por meio de tecnologia e inovação. Localizada em Pinhais, cidade na Região Metropolitana de Curitiba, comercializa produtos para o Brasil e América Latina há quase 30 anos. Com capital 100% nacional, além da sede no Paraná, possui dois centros de distribuição nas cidades de Jundiaí/SP e Linhares/ES.
Relacionamento com a imprensa - Brasil
Comunicare Agência
thatiana@comunicareagencia.com.br
+55 41 3253-5789 / +55 41 98501-9587