CMC - MÍDIA

Colégio Termomecanica abre 40 novas vagas gratuitas para o Curso Técnico em Mecânica

CMC MÍDIA


Colégio Termomecanica abre 40 novas vagas gratuitas para o Curso Técnico em Mecânica
Esta edição do Vestibulinho vai considerar histórico escolar dos candidatos
O Colégio Termomecanica (CTM) abre 40 vagas para o Curso Técnico em Mecânica, que forma profissionais para atuar nos setores de projetos, automobilístico, metalmecânico, siderúrgico e na fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais. Totalmente gratuito, o curso terá início no segundo semestre de 2020 e as inscrições vão até o dia 21 de junho, no site da Vunesp . Em alinhamento com ações de prevenção para evitar o contágio pelo novo coronavírus, excepcionalmente esse semestre não terá prova presencial, e será adotada a análise do histórico escolar do Ensino Médio como método de avaliação. Para mais informações, é necessário consultar o edital.
Em linha com as principais demandas do mercado de trabalho, a grade curricular foi elaborada para atender especificamente as necessidades da indústria e, para isso, conta com a colaboração de empresários, gestores e especialistas das áreas de recursos humanos. "Oferecemos uma formação robusta que permite ao estudante adquirir conhecimento técnico e autonomia para a resolução de problemas. Para isso, mantemos estreita relação com as empresas, capacitando, assim, profissionais condizentes com as configurações industriais atuais", explica o professor Átila Gomes, coordenador do curso.
Curso Técnico em Mecânica do CTM promova formação de um profissional ágil, capacitado para desenvolver e analisar projetos, utilizando ferramentas de viabilidade econômica e financeira, já a partir do primeiro semestre letivo. "Atualmente, 45% das aulas são práticas e, nas teóricas, temos implementado desafios que mesclam conhecimento teórico com a realização de projetos", acrescenta Gomes.
Todos os alunos do Curso Técnico contam com o apoio do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), que desenvolve uma série de ações em prol da inserção do seu aluno no mercado de trabalho. O NAC garante ao estudante uma consultoria especializada em recursos humanos, de forma individualizada e gratuita. Uma das suas atividades é acompanhar e supervisionar os estágios dos alunos do Colégio, ocasião em que reúne professores e gestores de empresas anualmente, para compartilhar as melhores práticas em gestão de talentos e discutir o futuro do trabalho.
O coordenador do curso revela que de 2016 a 2019, foi registrada uma evolução de 34% na empregabilidade dos alunos. "Um levantamento realizado junto aos alunos que se formaram em dezembro de 2019 mostrou que 88,50% estavam empregados. Quando essa turma ingressou em 2018 o percentual era de 52,4%.
Destinado aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e não tenham curso de nível superior completo (faculdade), o Curso Técnico em Mecânica tem duração de três semestres letivos, com aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, das 18h25 às 22h40 e, excepcionalmente, aos sábados, das 7h45 às 11h20, conforme calendário escolar vigente, para apoio pedagógico e recuperação. Além disso, para a conclusão do curso e obtenção de diploma, o aluno deverá realizar 200 horas de prática profissional na área do curso.
Sobre o Vestibulinho
Metade das vagas oferecidas são destinadas a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para esta modalidade é necessário se inscrever para as ‘vagas sociais’ e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. Também é possível solicitar a isenção de taxa de inscrição para o processo seletivo, que poderá ser concedida mediante análise de documentação descrita no edital. A solicitação deve ser feita diretamente no site da Vunesp, até o dia 10 de junho de 2020.
Serviço
Inscrições: até o dia 21 de junho de 2020
Isenção de taxa de inscrição: até às 23h59 do dia 10 de junho de 2020
Divulgação dos locais de prova: 01 de julho de 2020, a partir das 10h, no site www.vunesp.com.br
Divulgação dos resultados: 22 de julho de 2020, a partir das 10h, na portaria do Colégio Termomecanica e no site www.vunesp.com.br
Taxa de inscrição: R﹩ 40
Início das aulas: 03 de agosto de 2020 (confirmação no ato da matrícula)
Sobre o Colégio Termomecanica (CTM)
O Colégio Termomecanica (CTM) é uma escola de ensino infantil, fundamental, médio e técnico totalmente gratuitos, localizada na região do ABCD, da Grande São Paulo. Ocupa a posição de melhor instituição de ensino privada do município de São Bernardo do Campo, de acordo com o desempenho dos seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e é a terceira melhor colocada na região.
Referência em infraestrutura, o CTM integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), principal projeto social da Fundação Salvador Arena na área de educação, um complexo educacional com mais de 130 mil metros quadrados, que abriga uma estrutura moderna, com laboratórios equipados e professores com sólidas carreiras na indústria, além de uma planta semi-industrial para as aulas práticas e um teatro com capacidade para 600 pessoas. 58% dos alunos são provenientes de famílias com renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo.
Sobre a Fundação Salvador Arena
A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo empreendedor social Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Nos últimos 10 anos, destinou cerca de R﹩ 590 milhões para ações que visam o fortalecimento do terceiro setor brasileiro e em projetos sociais ligados à educação, saúde e habitação, das regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e semiárido nordestino. É mantenedora de um Centro Educacional, seu principal projeto social na área de educação, na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que atende 3.193 alunos gratuitamente, do nível básico à pós-graduação. Saiba mais em http://www.fundacaosalvadorarena.org.br .


CMC MÍDIA

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Pomarino | gabriela.pomarino@cdn.com.br | (11) 4359-6577
Fernanda Salatini | fernanda.salatini@cdn.com.br | (11) 4084-4830
Marleide Rocha | marleide.rocha@cdn.com.br / (11) 3643-2790
Luana Raggio | luana@cdn.com.br | (11) 3643-2821