Última publicação

Ação ligada ao Dia da Natureza também vai reverter benefícios para instituição filantrópica

Máquina instalada nos Transportes Metropolitanos recebe recicláveis em troca de créditos para passagens

Ação ligada ao Dia da Natureza também vai reverter benefícios para instituição filantrópica

São Paulo, 30 de setembro de 2020. - Para celebrar o Dia da Natureza, comemorado no próximo dia 4, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) está com uma ação para estimular as pessoas a reciclar embalagens de bebidas. A partir desta quinta-feira (1º), os passageiros que passam ou circulam pelas estações República (metrô) e Brás (Metrô e CPTM) e pelo Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU), podem descartar embalagens recicláveis na Retorna Machine, uma máquina de venda reversa, e obter créditos para uso no transporte. Nessa ação, além do crédito para o passageiro, cada embalagem depositada terá também seu valor revertido para a Casa do Zezinho, instituição de acolhimento para crianças e adolescentes na zona sul de São Paulo.

A ação é uma parceria da STM com a Triciclo, empresa que cria e…

Dia do Químico




 Falas da Química - O novo futuro já começou


Dia do Químico: profissionais da Química mostram sua importância para o país
Os profissionais da Química são indispensáveis para o progresso e desenvolvimento de uma nação. A categoria teve esse valor reconhecido na chamada "Lei Mater dos Químicos" - Lei nº 2800/56, promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, em 18 de junho de 1956. Por isso, anualmente nessa mesma data, comemora-se o Dia do Químico.

Além de determinar as formações que estão dentro da profissão, a lei nº 2800/56 tornou possível que os próprios químicos exercessem a fiscalização do exercício profissional, por meio do Conselho Federal de Química (CFQ).

A data serve para relembrar todas as conquistas da categoria ao longo dos últimos 64 anos e pautar o debate sobre a importância dos profissionais da Química para a sociedade.

Em 2020, ano em que o mundo vive a pandemia da Covid-19, os profissionais da Química se destacam pelo trabalho científico e na produção e fiscalização de produtos utilizados para o combate ao novo coronavírus.

O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, ressalta a importância dos profissionais da Química em áreas que as pessoas nem imaginam. "Tão importante quanto os profissionais cujo trabalho é facilmente verificado é a atuação daqueles que nem sempre se percebe: por trás de todos os produtos, existem responsáveis técnicos, e esses são fiscalizados por nós. Se não zelamos pela qualidade dos insumos, por exemplo, quem se prejudica é a sociedade. Os materiais médicos, por exemplo, são feitos de elementos químicos, o gás oxigênio usado nas UTIs, tudo, absolutamente tudo passo pelo crivo de qualidade dos profissionais da Química", destaca.

Neste ano, os químicos e químicas puderam mostrar que estão até naquilo que as pessoas nem imagina. No combate à Covid-19, os químicos atuaram em diversas frentes. Existem profissionais da Química na fiscalização e apuração envolvendo álcool gel e outros produtos sanitizantes; na elaboração de informes técnicos como a cartilha sobre o uso adequado da água sanitária na prevenção à Covid-19; na elaboração de notas técnicas, como a que o CFQ construiu em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), alertando quanto aos riscos inerentes à utilização de cabines e túneis de desinfecção que estão sendo instalados em diversas partes do Brasil para pulverizar produtos químicos sobre pessoas, sem que houvesse estudos técnicos que comprovassem a eficácia de tais estruturas. A nota serviu de embasamento a manifestação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mesmo sentido.

Além disso, os químicos construíram um grande movimento de solidariedade por meio da campanha Química Solidária: em 15 das 27 unidades da Federação, existem ações de produção de álcool em gel e álcool líquido 70%, aliando empresas e universidades, para doação a quem não pode comprar. Em 60 dias, a campanha produziu 84,1 mil litros de produto.

Falas da Química - O novo futuro já começou
Em tempos de pandemia, a comemoração é virtual e ainda mais abrangente. Promovidos pelo Sistema CFQ/CRQs, painéis online estão sendo transmitidos pelo canal do CFQ no YouTube no Facebook. O objetivo é valorizar o trabalho realizado pelos profissionais da Química no país e disseminar o conhecimento sobre os temas da área, por meio do compartilhamento de informações e experiências, mesmo em tempos de distanciamento social.

O conteúdo é voltado para o profissional da área da Química, professores, pesquisadores, estudantes e jornalistas interessados em saber mais sobre mercado de trabalho, inovação, meio ambiente, controle de qualidade e enfrentamento à Covid-19, entre outros temas.

Confira a programação de hoje

Nesta quinta-feira (18), às 19h30, os presidentes das principais associações do setor químico no Brasil para debater os desafios e perspectivas diante da nova realidade apresentada pela pandemia da Covid-19.

A mesa virtual recebe Ciro Marino, presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM); Rubens Medrano, presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (ASSOCIQUIM); Juliana Durazzo Marra, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA); o João Carlos Basílio, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC); Prof. Norberto Peporine Lopes, ex-presidente e atual conselheiro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); e a Profa. Dra. Silvana Calado, presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ).

Além disso, às 20h30, o painel com o especialista em inovação, Monclair Cammarota, trará os cenários de inovação no isolamento social, teletrabalho, e como a inovação permanecerá no "novo normal" pós-pandemia.

Por fim, especialista em Gestão de Pessoas e headhunter, Suely Milanez, coordena um treinamento para mostrar aos profissionais da Química como usar o LinkedIn como ferramenta de apoio para colocação e recolocação profissional.
Mais informações:
www.cfq.org.br

Duane Löblein
(61) 99953-0108

HOJE É DIA DO QUÍMICO