Cidade de Marília
O objetivo é reforçar os recursos para a gestão da dívida pública durante o período de pandemia
O Banco Central pode transferir ao Tesouro Nacional o lucro obtido no 1º semestre deste ano para reforçar o caixa. O pedido será feito equipe econômica do governo e depende de autorização do Conselho Monetário Nacional.
O montante deve superar os R$ 500 bilhões, mas o valor exato depende do reflexo da variação do dólar nas reservas internacionais e do resultado do Banco Central nas operações equivalentes à venda da moeda no mercado futuro (swap cambial).
O objetivo é reforçar os recursos necessários para a gestão da dívida pública. O Tesouro já precisou despender parte de seu caixa devido o aumento significativo de gastos e transtornos financeiros causados pela pandemia de Covid-19.
Segundo a equipe econômica, o governo ainda tem condições de administrar a dívida sem ter “pressa” para voltar ao mercado. “Não estamos desesperados para levantar os recursos ainda nesse ambiente tão incerto, mas a transferência do lucro do BC será um reforço importante no segundo semestre,” informam ao Estadão.
fonte: https://relevante.news/economia/lucro-de-r-500-bilhoes-do-banco-central-pode-reforcar-tesouro-nacional/