Uma correta logística da planta e uma exposição bem feita dos produtos pode aumentar o bem-estar do cliente e as chances de venda.
A estrutura básica do local comercial, onde se pretende instalar a loja de materiais de construção, necessita de uma área mínima construída de 400 m², sendo que, deste total, cerca de 25% da área deve ser destinado para a exposição de produtos e 60% reservado para área de depósito de produtos.
O restante da área deve ser distribuído em área de serviço/descarga, escritório, copa e banheiros para funcionários e para visitantes.
Deverá dispor de espaço para estacionamento de veículos dos clientes e ser servida com rede de água encanada, rede de esgoto, rede de energia elétrica e rede telefônica. O aproveitamento da área disponível para o recebimento e atendimento dos clientes deve ser muito bem planejado, de forma a propiciar a eficiência e a produtividade.
A distribuição dos móveis, equipamentos e, principalmente, das mercadorias neste espaço destinado ao showroom, deve promover a funcionalidade do ambiente e a integração da atividade a ser prestada.
Na retaguarda, o espaço requer uma área maior, onde será estocado o volume das mercadorias a serem comercializadas. Por fim, devem-se considerar ainda aspectos referentes à decoração, ambientalização, luminosidade, facilidade de locomoção, fachada, entradas e saídas, entre outros.
Para montar uma loja de materiais de construção, serão necessários: balcão, gôndolas, máquina emissora de cupom fiscal (ECF), telefone e impressora.
Além dos equipamentos da área de comercialização, o empreendimento necessitará de móveis e equipamentos de escritório, como: computador, fax, telefone, mesa, cadeira, armários, entre outros.
É fundamental que o empreendimento conte com um veículo utilitário de médio a grande porte para entregas. Também é importante a aquisição de um software de automação para o controle operacional, administrativo e financeiro do empreendimento.
Os fatores de sucesso
Pra você que tem uma loja no comércio varejista de material de construção, confira alguns fatores que são essenciais para o sucesso do seu negócio. O Sebrae elaborou uma lista que aponta quais são os dez pontos que mais precisam de atenção, são recomendações práticas e dicas para melhorar o desempenho do empreendimento e aumentar as vendas.

Faça pesquisas de mercado e defina bem seu público-alvo, e então implemente estratégias de preço e promoções para os clientes, de acordo com o perfil deles.

Organize os produtos por categoria, analise as necessidades dos clientes e faça um controle rígido do estoque de mercadorias.

Planeje os investimentos necessários para aperfeiçoar os resultados do negócio e mantenha o registro do fluxo financeiro da loja.

Ofereça uma boa localização, e acesso á loja sem complicação, além de facilidades de pagamento e possibilidade de entrega dos materiais em locais escolhidos pelos clientes.
- Facilite a vida do cliente e amplie as opções de pagamento

Tenha um bom relacionamento com fornecedores e profissionais e empresas de produtos e serviços complementares.


Conheça as necessidades e as expectativas de compra dos clientes, foque uma estratégia de relacionamento com eles e que leve em conta os objetivos do negócio.

Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja e mantenha um controle dos indicadores do negócio, para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo.

Mantenha um registro dos fornecedores e produtos do estoque, controlando as baixas e a necessidade de novos materiais, por meio de um sistema informatizado.

Deixe a circulação pela loja a mais fluida possível, organize os produtos por categorias. Os de maior fluxo de vendas devem ficar em pontos estratégicos, para o que cliente possa visualizá-los com mais facilidade.

Capacite continuamente os funcionários sobre os produtos e serviços oferecidos e ensine a eles novas técnicas de venda. Com isso, é possível gerar vendas adicionais no processo de compra.
Acesse a ferramenta
- A ferramenta elaborada pelo Sebrae se destina a empresários que tenham negócio no segmento.
- Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando lhe for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo.
- Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave.
- Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator.
- Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações:
- https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/dez-fatores-chave-de-sucesso-no-varejo-de-materiais-de-construcao,00a7152f5f3c3510VgnVCM1000004c00210aRCRD