https://www.google.com/appserve/mkt/optin/AD-FnEw6aolQdEQFzj58DL0CRIvBVnLloDmToDBY4md6SHn3YqacVCZlkrbKFHqDmXkeAoP-nva2uUDxHwcbcwnNWAY5tQ-fX20uXTYUutPsyIQTW-5p-yLxuz4?hl=en-US google.com, pub-0664806714269334, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Tradutor

Pesquisar

6 Dicas para Evitar Desperdícios em Obras


6 Dicas para Evitar Desperdícios em Obras

Você sabia que em média 30% dos materiais de uma obra é jogado fora? Caso não haja um planejamento adequado, algumas construções podem chegar a números ainda maiores.

Quer saber como diminuir a produção de entulho na sua obra? Ao evitar desperdícios desnecessários você diminui os custos da construção, além de contribuir para um uso mais sustentável dos recursos naturais (madeira, ferro, entre outros). A soma de vários pequenos detalhes fazem uma grande diferença no final das contas. Confira seis dicas práticas para você reduzir desperdícios na construção.



1️⃣ Deixe o monte de areia perto da área de preparação da massa


O transporte da areia gera desperdícios, pois as latas podem estar furadas, os carrinhos de mão podem tombar, etc. Outra ideia interessante é pedir pra um funcionário varrer, peneirar e devolver a areia desperdiçada. Para uma obra de 300m2 essa medida pode gerar uma economia de 6m3 de areia no final da obra.



2️⃣ Fique atento para que os tijolos sejam sempre assentados no nível


Muitos pedreiros costumam corrigir paredes mal assentadas com uma camada mais grossa de massa. Isso consome mais cimento, tornando sua obra mais cara.



3️⃣ Transporte o cimento e a água em duas latas separadas


Muitos pedreiros têm o hábito de transportar o cimento e a água na mesma lata. No fim do dia, quando a água seca, o cimento endurece dentro da lata. Essa atitude consome mais cimento, além de inutilizar a lata de transporte.



4️⃣ Coloque os restos de vergalhões dentro do próprio pilar


As sobras de vergalhões não precisam virar entulho, elas podem ser jogadas dentro de outras armações na hora de encher de concreto. Assim você fortalece a estrutura da obra, produz menos sobras, além de diminuir o risco de ferimentos na obra.


5️⃣ Economize na compra de pregos


É muito comum que, ao trabalhar com madeiras, alguns pregos sejam entortados ou que eles caiam sem querer no chão. Peça para um funcionário pagá-los ao fim do dia, desentortando os que estiverem tortos.



6️⃣ Use canaletas de cerâmica em vergas e contravergas 


Dessa maneira você não precisa usar formas de madeira, que são mais caras e viram entulho depois de usadas.



Compre tijolos direto da fábrica para economizar ainda mais!


Na Cerâmica Mônaco você encontra produtos de primeira qualidade com preços muito competitivos. Ponha na ponta do lápis e comprove a economia na sua obra.

COMPARTILHAR