A mineração e a construção civil

Construção Civil: Um Motor da Mineração

Os minerais são utilizados como matérias-primas em diversas áreas, e hoje o destaque será a construção civil. Mais especificamente os agregados para construção civil.
Como toda atividade minerária, este setor da mineração é responsável por uma boa parcela da arrecadação brasileira. Estima-se que, em nível mundial, a produção de agregados chega a representar metade da extração total de recursos do planeta.
Além disso, essa atividade está ligada à qualidade de vida da população, uma vez que é o provedor de insumos para o desenvolvimento da infraestrutura do país.

Quais são os agregados para construção civil?

Agregados para construção civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos. De acordo com suas dimensões e propriedades são classificados entre pedra britada, cascalho, as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, argilas, entre outros.
Os agregados podem ser ainda classificados entre naturais (se encontram na natureza de forma particulada) ou artificiais (produzidos por meio de processos industriais, como a britagem).
Tipos de brita

E quais são essas propriedades?

As propriedades dos agregados definem seus usos em obras de engenharia civil e, para defini-las é necessário fazer uma caracterização.
As características dos agregados dependem da composição mineralógica, porosidade e massa específica da rocha. Além disso, dependem das condições de exposição às quais a ela foi submetida e ao tipo de equipamento para a produção do agregado.
No concreto, por exemplo, os agregados ocupam de 60 a 80% do volume total e têm a função de conferir resistência, durabilidade e trabalhabilidade a ele. A ABNT exige que o agregado para concreto deve ser “composto por grãos de minerais duros, compactos, duráveis, estáveis, limpos e que não interfiram no endurecimento e hidratação do cimento e também na proteção contra corrosão da armadura”. Para comprovar tais características, vários testes devem ser feitos.

A partir de que os agregados são obtidos?

São obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processo industrial. Dentre as rochas sedimentares podem-se citar os arenitos e siltitos. Dentre as metamórficas, os quartzitos, calcários e gnaisses. Por último, dentre as ígneas, o granito, sienitos, basaltos e diabásios.

Quais são as principais características desses minerais?

1-Tem menor preço unitário dentre todos os minerais industriais;
2- Grande número de ocorrências minerais;
3- Em geral, as jazidas são próximas ao mercado consumidor para que tenha valor econômico;
4- Volume de produção grande, beneficiamento simples e maior número de produtores;
5- Pesquisa geológica e caracterização simples;
6- Licenciamento e processo de requerimento são diferenciados.

Como funciona o requerimento para exploração de agregados para construção civil?

Devido à alta demanda de matéria prima para a construção civil, o ramo desses agregados possui normativas e regras específicas para seu requerimento e, portanto, a exploração.
O processo se dá por meio do Regime de Licenciamento e, para se enquadrar nele, a exploração deve se limitar a 50 hectares e aos seguintes tipos de minério:
I – areias, cascalhos e saibros para utilização imediata na construção civil, no preparo de agregados e argamassas. Desde que não sejam submetidos a processo industrial de beneficiamento, nem se destinem como matéria-prima à indústria de transformação;
II – rochas e outras substâncias minerais, quando aparelhadas para paralelepípedos, guias, sarjetas, moirões e afins;
III – argilas usadas no fabrico de cerâmica vermelha;
IV – rochas, quando britadas para uso imediato na construção civil e os calcários empregados como corretivo de solo na agricultura.
Areia para construção civil
Areias para construção
Outros pontos importantes são a exclusividade ao proprietário do solo ou a quem ele autorizar (salvo se a jazida situar-se em imóveis pertencentes à pessoa jurídica de direito público). E o fato de a licença ser expedida pela prefeitura do município da área pretendida e registrada na ANM.
Os agregados minerais para construção civil são abundantes no Brasil e existem regras e processos específicos para sua exploração. Por isso, informar-se e procurar ajuda especializada é essencial.
Autora: Beatriz Casagrande Martins
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco aqui, por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141 ou por e-mail minasjr@minasjr.com.br e veja o que podemos fazer por você!