Google

Blocos cerâmicos

Blocos de Cerâmica


Tijolos maciços, o ideal para churrasqueiras e forno a lenha

Os tijolos maciços são aqueles em que não há furos no meio da placa. Retangulares e totalmente preenchidos, os tijolos maciços são tradicionais na construção, além de serem uma ótima opção para quem quer dar um ar rústico às paredes internas e externas, pois remetem às construções clássicas das casas do interior, do campo.
Já os tijolos refratários são ideais para construir churrasqueiras efornos a lenha, já que são resistentes a altas temperaturas, produtos químicos e impactos. O ideal é instalá-los com o uso de argamassa refratária, assim, além do tijolo, toda a superfície será resistente a rachaduras e manchas.

Blocos cerâmicos, a base de toda a construção

Vai reformar ou construir? Os blocos cerâmicos, mais conhecidos como tijolinhos baianos, são a base de qualquer reforma, por isso é importante encontrá-los pelo melhor preço. Os blocos cerâmicos são alguns dos itens mais utilizados para erguer paredes de alvenaria e podem ser escolhidos dentre as mais diversas variações — desde o número de furos até o tamanho.

Blocos de concreto: quais os tipos disponíveis?

.
Os blocos de concreto são um dos componentes-base em canteiros de obra e em qualquer loja de material de construção. Têm três formatos diferentes: bloco estrutural, bloco de vedação e canaleta.
bloco de vedação, é ideal para montar a base da obra — já que suporta mais do que o seu peso e não precisa de apoio extra de outras estruturas.
Já os blocos de vedação, geralmente precisam de apoio de colunas, arames e malhas para auxiliar na sustentação — usados para fechar paredes, divisórias e muitos outros.
Por fim, as canaletas (também chamadas de meia-cana) costumam ser usadas para escoar águas pluviais em áreas abertas.

Elementos vazados e blocos de vidro: a melhor opção de decór pra sua casa

Quer dar um novo ar à sua casa? Que tal apostar em tijolos de elementos vazados ou blocos de vidro para uma nova decoração?
Elementos vazados permitem que você crie uma nova parede ou divisória — contribuindo para a melhora da ventilação e da iluminação em sua casa, diminuindo os gastos com energia elétrica de ventiladores e lâmpadas.
Os tijolos vazados podem ser uma ótima opção para quem tem muro alto e acaba com restrições de ventilação e iluminação da área. Desse modo, fazendo a troca dos tijolos comuns pelos elementos vazados, você deixa a sua casa com mais iluminada e arejada sem perder a segurança.
Já para os que querem uma peça coringa, tanto para a construção quanto para a decoração, a melhor opção é usar blocos de vidro. A peça garante ótimo isolamento térmico, acústico e boa entrada de luminosidade ao espaço.
Os blocos de vidro são geralmente usados para detalhes das construções, como paredes para divisão de ambientes e entradas de luz. Outro uso para os tijolos de vidro é a construção de balcões que separam a copa da cozinha, em detalhes no banheiro, vestiários, construção de diques de piscina e muitos outros meios.
DICA: não esqueça de que, apesar de os blocos de vidro serem uma peça versátil, a argamassa que será usada na peça deve ser compatível ao ambiente de uso.



Qual a melhor opção entre os diferentes tipos de tijolos e blocos de construção vendidos no mercado? Essa é uma dúvida que surge para todas as pessoas que estão começando uma obra!

Confira neste artigo quatro quadros que comparam as vantagens e desvantagens de cada tipo de tijolo para construção. Assim você vai conseguir encontrar o produto com o menor custo e o melhor benefício para o seu projeto!





Os Tijolos e Blocos de Construção Mais Usados



O mercado da área de construção civil oferece diversos tipos de tijolos para a sua obra. O tijolo baiano é o mais usado no Brasil. No entanto, alguns projetos optam pelo tijolo comum, pelo bloco de concreto ou pelo bloco cerâmico.

Antes de comprar, você deve pensar em vários fatores! Evidentemente o primeiro deles é o preço do produto. Mas também é importante pensar a longo prazo. Você pretende fazer futuras reformas na sua construção? Qual o conforto que cada tipo de tijolo ou bloco oferece para a construção finalizada? Confira abaixo um quadro com a classificação de cada um dos produtos nos quesitos:

🔸 Preço do tijolo por metro quadrado: o valor final do produto, contando o material e a mão de obra.

🔸 Tempo para assentar: a rapidez na hora de construir o seu projeto.

🔸 Facilidade em reformas: se o tijolo ou bloco de construção aceita reformas no futuro.

🔸 Conforto da construção: considerando a capacidade de isolamento da temperatura, da umidade e dos sons exteriores.


Vantagens e Desvantagens do Tijolo Comum



O tijolo comum é muito usado para fins decorativos. Mas ele pode não ser a melhor opção para a construção como um todo. O tijolo comum que exige a maior quantidade de produtos por metro quadrado. Por isso, o preço final não é dos melhores.

 Vantagens e Desvantagens do Tijolo Comum 
TIJOLO COMUM

 Preço Por M2
⭐ ⭐ ⭐
Razoável
 Tempo Para Assentar
⭐
Ruim
 Facilidade em Reformas
⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Bom
 Conforto da Construção
⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Bom



Avaliação do Bloco de Concreto



O bloco de concreto é um bom produto para quem está precisando construir de forma rápida. Por outro lado, o produto não é dos mais baratos e não é indicado para quem pretende reformar futuramente. Além disso, o isolamento térmico e acústico é o pior de todos.

 Avaliação do Bloco de Concreto 
BLOCO DE CONCRETO

 Preço Por M2
⭐ ⭐ ⭐
Razoável

 
Tempo Para Assentar

⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Bom

 
Facilidade em Reformas

⭐
Ruim
 
Conforto da Construção

⭐
Ruim




Custo x Benefício do Bloco Cerâmico Estrutural



O bloco cerâmico estrutural é a opção mais cara do mercado. O produto é indicado para quem deseja de rápida construção e com bom isolamento térmico e acústico. No entanto, esse tipo de construção não permite reformas no futuro. Por isso, pense muito bem no projeto antes de começar!

 Bloco Estrutural de Cimento 
BLOCO ESTRUTURAL

 
Preço Por M2

⭐
Ruim

 
Tempo Para Assentar

⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Bom

 
Facilidade em Reformas

⭐
Ruim
 
Conforto da Construção

⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Bom



Características do Tijolo Baiano



O tijolo baiano é o mais barato para fazer sua construção! Ele só perde no quesito tempo de construção, mas é o produto mais versátil de todos. Ele permite qualquer reforma futura da obra e, além disso, possui excelente isolamento térmico e acústico.

 Características do Tijolo Baiano 
TIJOLO BAIANO

 
Preço Por M2

⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Bom

 
Tempo Para Assentar

⭐ ⭐ ⭐
Razoável

 
Facilidade em Reformas

⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Bom
 
Conforto da Construção

⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Bom



Avalie Todos os Tipos de Tijolos e Bloco de Construção!



Pense nisso antes de começar a construir: o que você prioriza na sua obra? Basta comparar o seu projeto com os benefícios de cada um dos tipos de tijolos ou blocos de construção. Se você quer o tijolo mais barato e a construção mais versátil, então a escolha certa é o tijolo baiano. Por isso, essa é a opção preferida da maior parte dos brasileiros!