Google

Programa de Urbanização de Favelas de São Paulo

Programa de Urbanização de Favelas de São Paulo


Programa de Urbanização de Favelas de São Paulo ganha prêmio das Nações Unidas


Vencedor de 11 prêmios e destaque em duas bienais, programa da Prefeitura de São Paulo conquista agora o mais importante troféu do setor: Scroll of Honour, da UN-Habitat.



O Programa Municipal de Urbanização de Favelas, da Prefeitura de São Paulo, acaba de ganhar o mais importante prêmio do setor:  o Scroll of Honour, da UN-Habitat, agência da Organização das Nações Unidas para habitação. O prêmio será entregue no próximo dia 6 e foi noticiado à Secretaria Municipal de Habitação em carta assinada pela coordenadora, Ana Moreno, enviada de Nairóbi, no dia 29.


Condomínio projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, em Heliópolis

Criado em 1989, o Scroll of Honor destina-se a reconhecer iniciativas exemplares na área de habitação em todo o mundo. Podem postular ao prêmio instituições governamentais, organizações da sociedade civil, empresas privadas, universidades, fundações públicas ou privadas, agências multilaterais, veículos de imprensa e até personalidades do setor.

As prefeituras de Viena, na Áustria, e de Medellín, na Colômbia, estão entre os vencedores da última edição do prêmio, que já foi concedido também, em 2009, a um dos fundadores da própria UN-Habitat, Peter Oberlander, e ao jornalista norte-americano Neil Peirce.




Condomínio F do Complexo Paraisópolis

Criado em 2005, o Programa Municipal de Urbanização de Favelas já arrematou 11 prêmios e foi destaque nas duas principais bienais de arquitetura do mundo, a de Veneza, Itália, e a de Roterdã, Holanda. Cerca de 200 mil famílias estão sendo atendidas neste que pode ser considerado o maior programa de urbanização do mundo. As principais comunidades carentes de São Paulo – Paraisópolis, Heliópolis, Jaguaré, Jardim São Francisco e Cantinho do Céu, por exemplo— estão recebendo obras de infraestrutura, instalação de novos equipamentos públicos e construção de unidades habitacionais, com o objetivo de transformá-las em bairros formais.

Inovação e sustentabilidade

Em meio a mais de seis mil iniciativas vindas do mundo inteiro, o projeto arquitetônico da “Escola de Música do Grotão”, que funcionará em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, recebeu o prêmio Global Holcim Awards Silver 2012, na semana passada. A honraria é um reconhecimento da Holcim Foundation - empresa mundial em fornecimento de cimento e agregados com base na Suíça - a projetos com características inovadoras e sustentáveis nos âmbitos tecnológico, ambiental, socioeconômico e cultural e que provocam impacto positivo no desenvolvimento de seu entorno. A obra tem o projeto assinado pelo escritório de arquitetura multinacional Urban-ThinkTank (U-TT).



Projeto da Escola de Música do Grotão

Com o objetivo de levar um aparelho cultural à região de Paraisópolis, a escola contará com salas de música, anfiteatro para aulas de artes cênicas e ballet, quadra de futebol e sala para concertos, além de um terraço público com espaço para agricultura urbana, sistemas de ventilação e de gerenciamento de água e infraestrutura para transportes. A localização em uma região de encosta permitiu a instalação de um dispositivo para a captação da água da chuva para prevenir a erosão do solo e deslizamentos de terra nas ladeiras íngremes.




Condomínio Comandante Taylor, em Heliópolis

Bienal Panamericana

Estes dois prêmios representam as conquistas mais recentes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Somente o programa Urbanização de Favelas recebeu vários prêmios nos últimos anos: UN-Habitat Scroll of Honour Award 2012; Prix d´Excellence Awards 2010, Fiabci Internacional, categoria Infraestrutura Pública; Master Imobiliário 2009, Fiabci Brasil e Secovi, categoria Profissionais Ação Social.

Durante a Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, em 2010, os projetos Paraisópolis e Cantinho do Céu alcançaram o primeiro e o terceiro lugares em concurso mundial de Habitação Social e Desenvolvimento Urbano. Cantinho do Céu faturou, ainda, o Futures Cities - Planning for the 90 per cente 2012, menção especial, Celeste Network; a menção honrosa, categoria Habitação de Interesse Social, IAB SP 2010; e o prêmio Melhores da Arquitetura 2010, da Revista Arquitetura & Construção.

Confira outros projetos de destaque