https://www.google.com/appserve/mkt/optin/AD-FnEw6aolQdEQFzj58DL0CRIvBVnLloDmToDBY4md6SHn3YqacVCZlkrbKFHqDmXkeAoP-nva2uUDxHwcbcwnNWAY5tQ-fX20uXTYUutPsyIQTW-5p-yLxuz4?hl=en-US google.com, pub-0664806714269334, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Tradutor

Pesquisar

Qual usar em sua construção, bloco de concreto ou bloco cerâmico.

BLOCOS DE CONCRETO

Bloco de concreto ou bloco cerâmico: vantagens e desvantagens

A estrutura de uma casa é o que lhe dará sustentação e forma, e toda a base da construção civil é feita com algum tipo de bloco, de concreto ou cerâmico, tijolos, pedras, vigas. Já discutimos aqui os tipos de alvenaria, como é chamado esse conjunto de elementos envolvidos e necessários para se erguer uma obra.
Hoje, vamos detalhar os tipos de materiais dos blocos, quando usá-los e os benefícios e limitações de cada um. Caso esteja na dúvida se usa bloco de concreto ou bloco cerâmico em sua obra, continue lendo.

Bloco de concreto ou cerâmico

O que varia entre ambos é o material utilizado e as decorrentes qualidades de cada tipo de acordo com este fator. Os cerâmicos são fabricados por conformação plástica – isto é, compressão – de matéria-prima argilosa, que posteriormente é queimada em temperaturas elevadas. Já os de concreto, são feitos com cimento, água e agregados (pedriscos, areia natural ou artificial e/ou pó de pedra), que são misturados, vibrados, prensados e por fim curados (mantidos hidratados). A execução dos processos de ambos é o que irá definir a capacidade de absorção, resistência e desempenho dos blocos.

Bloco de concreto: vantagens e desvantagens

Devido ao material utilizado em sua produção, são fortes e capazes de suportar cargas elevadas. Por esse mesmo motivo são mais utilizados na alvenaria estrutural, mas também podem servir na de vedação.
Suas principais características são:
  • Alta resistência, entretanto, isso também os faz mais pesados, dificultando e encarecendo o seu transporte e manuseio.
  • Vêm em tamanho padrão, permitindo um alinhamento mais definido.
  • Exigem uma menor quantidade de material de revestimento.
  • São maiores, agilizando assim o assentamento e aumentando a produtividade da obra.
  • São menos impermeáveis, favorecendo o vazamento de água, por isso são mais indicados para o uso em áreas externas (muros e fechamentos).
  • Possuem um custo e impacto ambiental maior, já que em sua produção é utilizado o cimento, cujo processo de fabricação emite uma maior quantidade de poluentes.

Bloco cerâmico: vantagens e desvantagens

Existem dois tipos de blocos cerâmicos e, algumas empresas trabalham com ambos, como é o caso da Estrutural Selecta – além de oferecer um sistema otimizado de transporte e entrega das peças, que garante segurança na descarga dos materiais.
Bloco cerâmico estrutural – vantagens e utilidade: Sua função é de vedar e resistir a todas as cargas verticais na alvenaria, já que são a própria estrutura da construção, seja ela uma casa, edifício ou uma obra industrial.
Entre as vantagens do bloco cerâmico estrutural, destacam-se:
  • Menor peso, o que proporciona maior produtividade da mão de obra, alivia a fundação e ainda facilita seu transporte – tanto pelos pedreiros como o do caminhão de entrega, diminuindo ainda os valores do frete, já que a carga será mais leve e demandará menos viagens.
  • Proporciona um conforto térmico superior, gerando um imóvel mais confortável e equilibrado entre frio e calor.
  • Possui um alto desempenho acústico, sendo à prova de som.
  • Absorve menos umidade.
  • Favorece um layout mais flexível, devido a sua geometria diversificada, e diminui o volume de uso de graute (argamassa usada para preencher vazios nas partes de concreto) em até 44%.
Bloco cerâmico de vedação: servem para fechar os vãos das construções, tanto residenciais como comerciais e industriais, cuja estrutura é feita com madeira, metal, concreto armado, entre outras. Possuem as mesmas vantagens do bloco cerâmico estrutural, mas são menos resistentes, já que não são utilizados para suportar todo o peso da alvenaria da qual fazem parte, nem para aguentar as cargas verticais.
Se estiver na dúvida entre bloco de concreto ou cerâmico, lembre-se sempre de optar por peças de qualidade, que possuam um certificado de conformidade, como os blocos da Estrutural Selecta, para garantir um atendimento rigoroso aos requisitos de norma e uma construção segura.

COMPARTILHAR