Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção


https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=446013
Na última segunda-feira (29), foi publicada a norma ABNT NBR 5626 Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção, elaborada pela Comissão de Estudo de Sistemas Prediais de Água Fria e Água Quente (ABNT/CB-002/ CE-002:146.003). Essa Norma cancela e substitui as normas ABNT NBR 7198:1993 e ABNT NBR 5626:1998, tendo sido a última tecnicamente revisada.
A revisão da ABNT NBR 5626 incorporou em seu escopo as instalações prediais de água quente, além de ter aprofundado nos temas manutenção e operação dos sistemas prediais de água quente e fria.
Os requisitos estabelecidos na Norma tratam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho dos sistemas, uso racional de água e energia, bem como de garantir a preservação da potabilidade da água. Recomenda-se que os requisitos estabelecidos nesta Norma sejam observados por projetistas, construtores, instaladores, fabricantes de componentes, concessionárias e pelos próprios usuários.
A ABNT NBR 5626 é aplicável ao sistema predial que possibilita o uso da água potável fria e quente em qualquer tipo de edifício, residencial ou não. A Norma não se aplica ao uso da água não potável, água em processos industriais e processos intrínsecos a equipamentos específicos.
Importante salientar a não aplicação desta norma aos projetos de construção que tenham sido protocolados para aprovação no órgão competente pelo licenciamento anteriormente à data de sua publicação como Norma Brasileira, nem àqueles que venham a ser protocolados no prazo de até 180 dias após esta data, devendo, neste caso ser utilizada a versão anterior da ABNT NBR 5626:1998.
A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), acompanhou todo o processo de elaboração do Projeto de Revisão e divulgou a sua Consulta Nacional e recentemente sua Publicação no Portal de Normas Técnicas da entidade.
Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Através do cadastro gratuito poderá ter mais informações desta e de outras normas da ABNT.
Os temas tratados têm interface com o ‘Projeto ‘Inovação e Tecnologia’ da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
fonte: CBIC