CMC - MÍDIA

Daniel Alonso inaugurou Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) “Profª. Nercy Soares de Almeida” Clara Luz

 escolas marília


Emei “Profª. Nercy Soares de Almeida” Clara Luz é a primeira unidade com o ciclo completo da Educação Infantil, do Nível 1 até o Infantil 2

O prefeito Daniel Alonso inaugurou oficialmente no início da noite desta quinta-feira, dia 13 de agosto, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) “Profª. Nercy Soares de Almeida” Clara Luz, que fica na esquina das ruas Nair de Jesus Volponi Nunes e Jurandir Orlando Betti, no bairro Jardim Maracá, zona norte da cidade, próximo ao distrito de Padre Nóbrega.
A nova unidade escolar é a maior da Rede Municipal de Educação, com 2.500 m² de área construída e capacidade para atender 600 alunos. É também a primeira escola com o ciclo completo da Educação Infantil, atendendo bebês a partir de quatro meses de idade (Nível 1) até crianças de cinco anos (Infantil 2).
A escola inaugurada conta com estrutura completa, com dez salas de aulas, sala de amamentação, sala de direção, sala de coordenação, secretaria, sala de professores, sala multiuso, sala de descanso, depósitos, sanitários para alunos e funcionários, playground (dois), campo de futebol com grama sintética e vestiários e quadra esportiva coberta.
A nova Emei foi construída com recursos próprios da Prefeitura de Marília e em tempo recorde, como destacou o prefeito Daniel Alonso. “Desde o início da ordem de serviço até a entrega de hoje (quinta-feira) foram apenas dez meses de construção. Parabenizo a Construmédici, que foi a vencedora do processo licitatório, realizando essa grande obra em tempo recorde, como também está fazendo aqui perto, no Montana, uma escola que será ainda maior e que entregaremos ainda este ano para atender mais 600 alunos do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 10 anos”.
O chefe do Executivo falou da importância das escolas na região. “Esta região cresceu muito com a entrega desses residenciais do Trieste Cavichioli, do Maracá e do Montana que, infelizmente, foram feitos sem nenhuma estrutura de educação e saúde. Coube a nossa gestão construir as unidades de saúde e as escolas, o que fizemos com o maior prazer, dando tranquilidade aos moradores e, principalmente, aos pais e mães, que poderão colocar o filho com quatro meses na Emei e ficarem despreocupados até os 10 ou 11 anos quando estarão concluindo o ensino fundamental. Agradeço ao empenho da Construmédici na construção e o apoio da Câmara Municipal, que está sempre ao lado dos bons projetos da cidade. Parabenizo os familiares da homenageada, que são educadores e muito contribuíram no processo ensino-aprendizagem das crianças da nossa cidade.”
A CERIMÔNIA
A inauguração da Emei “Profª. Nercy Soares de Almeida” Clara Luz reuniu diversas outras autoridades, como os vereadores Marcos Rezende (presidente de Câmara), Profª. Daniela, Evandro Galete e João do Bar; os secretários municipais Prof. Helter Rogério Bochi (Educação), Hélcio Freire do Carmo (Obras Públicas), Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Dr. Alysson Alex Souza e Silva (Assessor Especial de Governo) e Dr. Valdeci Fogaça (presidente da Emdurb), além de José Antônio de Almeida (Planejamento Urbano), filho da homenageada.
Estiveram presentes ainda os engenheiros da Construmédici, Gilberto Giardino, João Batista e Ferdinaldo Delgado; os pastores Osni e Lislian (Comunidade Triunfar); o padre André Martins (Paróquia Santa Edwiges); o representante dos Food Parks, João de Oliveira Filho; e o presidente da associação de moradores do Jardim Maracá, Luciano Fraidemberg; a neta da homenageada, Julia Moraes; além de moradores da região.
O secretário municipal de Educação, Prof. Helter Bochi, lembrou também que outra Emei estará funcionando no Maracá já a partir de fevereiro. “No prédio onde estava a Emei Clara Luz teremos a Emei Aquarela funcionando já em fevereiro, ou seja, outra unidade para atender essa região, assim como também em breve o prefeito Daniel estará inaugurando a Emef Montana, outra escola grandiosa da rede municipal. E a Emei “Profª. Nercy Soares de Almeida” Clara Luz é a primeira da nossa rede a atender o ciclo completo da Educação Infantil, desde o Nível 1 até o Infantil 2. Só tenho que parabenizar essa gestão pelo investimento na nossa educação.”
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, que foi o autor do projeto de lei que deu o nome da Profª. Nercy Soares de Almeida à escola, disse estar orgulhoso da obra. “Sem dúvida é a maior e a melhor escola da rede municipal. Fico orgulhoso em poder ter feito esse projeto, pois a Profª. Nercy pertence a uma família de educadores e o nome dela fica marcado na história de Marília. O conhecimento é o maior patrimônio que um pai pode deixar para o filho. Parabenizo o prefeito Daniel Alonso por priorizar a educação, mas também por resolver o maior problema de saúde ambiental da nossa cidade com a construção da obra de tratamento de esgoto.”
O filho da homenageada, José Antônio de Almeida, afirmou que a família está orgulhosa. “Toda a família está muito orgulhosa, pois a nossa mãe foi professora da rede municipal e também estadual, sendo uma batalhadora pela classe, e ver o nome dela nesta grande escola é um orgulho para todos nós. Somos uma família de professores e que sempre prezou pela formação dos indivíduos. Agradeço ao prefeito Daniel Alonso e a todos os vereadores, na pessoa do presidente Marcos Rezende, por essa homenagem.”
HOMENAGEADA
A Professora Nercy Soares de Almeida nasceu em 14 de setembro de 1936 em Nova Itapirema/SP, filha do português Antônio Soares da Silva e de Maria Rosária Soares da Silva.
Em 1945, junto com seus 12 irmãos, mudou-se para São José do Rio Preto, e lá permaneceu até o ano de 1946, quando sua família passou a residir na Capital do Estado de São Paulo, sendo que vários irmãos trabalharam na Industria de Cordas e Barbantes Paula Maggi.
A homenageada formou-se em curso cientifico na E.E. Professora Raquel Assis Barreiro, vindo a residir em Marília, com seu tio radialista Elias Soares da Silva, logo após a conclusão do curso.
Em Marília, formou-se professora e casou com o também Professor Breno José de Almeida em 14 de janeiro de 1961, com quem teve quatro filhos: José Antônio, Luís Fernando, Maria Ligia e Marcelo Carlos (falecido).
Trabalhou por cinco anos (1960-1965) na Coletoria Estadual (Secretaria da Fazenda Estadual), tendo atuado junto ao Reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva.
Professora Nercy lecionou em diversas escolas do município, sendo que destacamos: Colégio Magalhães, Ginásio Industrial, E.E. Olga Maria Gasparotto Simonaio, Emei Chapeuzinho Vermelho e na E.E. Prof. Carlota Negreiros Rocha.
Aposentou-se em 1986, sendo que, após, cursou direito na Fundação Municipal de Ensino (1989-1993), atuando como advogada até 1998. Ela faleceu em 26 de janeiro de 2019 aos 82 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA