Pesquisar

18 de ago. de 2020

"Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças".

 Projeto de Lei cria Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças


Com palestras, debates, rodas de diálogos e outras ações, PL pretende mobilizar a opinião pública e beneficiar mais de 5 milhões de crianças


São Paulo, agosto de 2020 - As ONGs Visão Mundial (por meio do Movimento Juntos pelas Crianças) e Criança Segura estão apresentando em cidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil um Projeto de Lei que institui a "Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças".

O objetivo dessa mobilização coletiva é pautar os municípios sobre a importância da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes e disseminar informações sobre como pais, educadores e responsáveis podem mudar sua rotina e promover ações para a prevenção de acidentes em seu cotidiano.

De acordo com a ONG Criança Segura, os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil e fazem quatro vezes mais vítimas, dessa faixa etária, do que os casos de violência em todo o país. Conforme os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, no último ano mais de 3 mil crianças morreram vítimas de acidentes e outras 112 mil foram hospitalizadas - somente na rede pública de saúde - devido a algum acidente. Anualmente, em todo o mundo, morrem 1 milhão de criança por causas acidentais, o que é considerado uma epidemia global segundo a organização Safe Kids Worldwide.

Atualmente, devido à pandemia do Coronavírus, as crianças estão passando mais tempo dentro de casa - o que naturalmente aumenta as chances de acidentes. Em 2017, por exemplo, mais de 40% deles aconteceram no período de férias, cujo cenário é semelhante ao período de quarentena.

Diante desse cenário, a proposta é que a "Semana de Prevenção de Acidentes com Crianças" seja realizada anualmente, na quarta semana do mês de agosto, caso o PL seja sancionado pelo prefeito de cada uma das cidades. Dentre as atividades a serem realizadas são propostas palestras, debates, rodas de diálogos, encontros, audiências públicas - em parceria com órgãos públicos e particulares -, cursos e treinamento online sobre cuidados básicos para evitar acidentes com crianças - com referências de comportamentos seguros e possíveis adaptações no ambiente em que a criança vive.

Esse Projeto de Lei alerta a sociedade sobre a importância de prevenir acidentes com crianças, principalmente no ambiente doméstico. "Com medidas de prevenção, 90% dos acidentes podem ser evitados, salvando milhares de vidas", explica Vania Schoemberner, Gerente Executiva da ONG Criança Segura. "A divulgação de informações, a mudança de comportamento e do ambiente e a implantação de políticas públicas são ações que colaboram para a redução desses acidentes", completa.

A ONG Visão Mundial estima que mais de 5 milhões de crianças possam ser impactadas pela aprovação do PL nas 12 cidades. "Com essa parceria, estamos criando uma coalização com organizações parceiras no Movimento Juntos pelas Crianças, pais, cuidadores e representantes do poder público para pensar a proteção de crianças como uma prioridade, para que elas possam crescer livres, felizes e protegidas, independente do espaço em que estejam inseridas", explica Kess Jones, Gerente de Mobilização da Visão Mundial e responsável pelo Movimento Juntos pelas Crianças .

As primeiras cidades onde a PL está sendo apresentada estão localizadas nos estados de Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 44 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social. Para saber mais, acesse o site visaomundial.org

Informações à imprensa

JB Press House
www.jbpresshouse.com
+55 (11) 2599-8249

Giovanna Leopoldi - giovanna@jbpresshouse.com
Júnia Braga - junia@jbpresshouse.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA