Ação da Cidadania lança vídeo para inspirar brasileiros a praticarem a solidariedade


Estratégia faz parte do aquecimento para a campanha Natal Sem Fome



"Eu sou um convencido de que o brasileiro, ao contrário do que pensam, é um solidário". É desta forma, destacando frases de impacto do sociólogo Herbert de Souza, que a Ação da Cidadania dá mais um passo no aquecimento para a campanha Natal Sem Fome, que será lançada em outubro. As falas de Betinho foram reunidas em um belo vídeo, (clique aqui e assista) que será lançado nesta sexta-feira, 25, e irão inspirar a todos a praticarem a solidariedade.

As frases que compõem o vídeo foram retiradas de uma entrevista concedida por Betinho ao programa da TV Cultura Roda Viva, em 23 de dezembro de 1996, que pode ser assistido na íntegra no site http://www.quemfoibetinho.org.br. Na ocasião, o sociólogo discutiu sua capacidade de mobilizar o país em prol do combate à fome e à miséria extrema no Brasil.

Em apenas 30 segundos, o vídeo consegue nos dar uma visão geral sobre temas que permearam a vida de Betinho: a hemofilia, o HIV contraído durante transfusão de sangue, o exílio, e a fé no povo brasileiro. "O meu pai tinha um talento muito especial para entender, traduzir e sintetizar temas complexos da sociedade. Assim, quando ele explicava um problema e, principalmente, a solução, todos entendiam. Dessa forma ela mobilizava o país", afirma o presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho, Daniel Souza.

Natal Sem Fome

Realizado pela primeira vez em 1993, o Natal Sem Fome já auxiliou mais de 20 milhões de brasileiros ao longo de sua história. Em meio à crise econômica e à pandemia, em um país com mais de 37% dos domicílios vivendo em situação de insegurança alimentar, segundo dados do IBGE de 2018, a campanha se faz mais necessária do que nunca.

"Infelizmente, a pandemia agravou uma questão que já era muito latente: a fome. É muito triste saber que, após todos esses anos de Ação da Cidadania, nosso país ainda não tenha políticas públicas adequadas para que todos possam viver com dignidade e ter comida no prato todos os dias. Por isso, continuamos a luta iniciada por meu pai, pois, como ele mesmo dizia, não existe vida sem esperança", declara Daniel.

O lançamento do Natal Sem Fome ainda reserva muitas surpresas e, em breve, teremos novidades. O vídeo e o site http://www.quemfoibetinho.org.br fazem parte da estratégia criada pela agência Binder para divulgar a campanha.

Serviço:

Mais informações e doações em www.acaodacidadania.com.br

Sobre a Ação da Cidadania

A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Após dez anos sem ser realizada, a campanha voltou em 2017 e, em 2020, ganhou força total para ajudar os agora dezenas de milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal.

Para auxiliar os brasileiros com dificuldades econômicas causadas pela pandemia de Covid-19, a Ação da Cidadania criou a campanha Ação Contra o Corona, que, até o momento, arrecadou cerca de R﹩30 milhões em recursos e produtos, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Contatos para a imprensa

Approach Comunicação

Daniel de Oliveira - dan.oliveira@approach.com.br
(11) 3846-5787 • r 27
Vantuyl Barbosa
vantuyl.barbosa@approach.com.br
(11) 3846-5787 • r 44 - (11) 9.6327-5781