Combate aos pernilongos continua no Rio Pinheiros

 Combate aos pernilongos continua no Rio Pinheiros

Processo de termonebulização também é utilizado para neutralizar o Culex quinquefaciatus
Nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, em apoio às ações da secretaria municipal de Saúde ao longo do Rio Pinheiros em combate aos pernilongos, equipes da EMAE realizaram a chamada termonebulização nas duas margens do rio, no trecho entre a Usina de Pedreira até a Estrutura de Retiro, na confluência com o Rio Tietê.

O processo consiste na aplicação de composto químico, conhecido como nuvem de fumaça, para neutralizar a ação dos pernilongos (Culex quinquefaciatus) que já eclodiram. Para aumentar a eficácia do trabalho, cada margem recebeu duas pulverizações, totalizando 100 quilômetros de percurso.

Desde 2019, início do Programa Novo Rio Pinheiros, do Governo do Estado de São Paulo, a EMAE vem fazendo o desassoreamento (aprofundamento), a remoção de resíduos sólidos e de vegetação aquática, bem como a roçagem e limpeza dos taludes. Somente com desassoreamento, foram retirados 240.595 m³ de sedimentos. Sobre o lixo flutuante, já foram removidos mais de 12 mil toneladas de resíduos. Os contratos para coleta e tratamento de esgoto estão em andamento e já retiraram 6,7% da carga orgânica dos córregos da bacia, o que corresponde a quase 36 mil imóveis.