Demanda por psicólogos cresceu muito

 

Demanda por psicólogos cresceu 429% em agosto, aponta GetNinjas
Profissionais se adaptam ao momento atual para atender pacientes de forma remota

De acordo com o GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, o atual momento de tensão causada pela pandemia fez com que a demanda nacional por psicólogos aumentasse 429% no mês de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. Tal crescimento ultrapassou o aumento registrado nos meses anteriores; em junho, o acréscimo foi de 307%; em julho, 340%. Só no estado de São Paulo, as solicitações cresceram 276% em agosto.

Apesar do atual crescimento, os psicólogos foram um dos profissionais mais afetados em março, com a chegada da pandemia no Brasil. A queda de solicitações chegou a -53%, porém a situação mudou quando o atendimento remoto foi implementado. "A pandemia gerou uma mudança de hábito do consumidor e a necessidade de adaptação na busca por profissionais qualificados. Reestruturamos o modelo de negócios da plataforma para ofertar muito mais serviços online, e logo percebemos um aumento significativo de 36% na busca por psicólogos que atendessem de forma remota, entre março e agosto deste ano", comenta Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

A busca por atendimento psicológico remoto está cada vez mais recorrente e se tornou numa oportunidade para muitos desses profissionais se adaptarem no ambiente digital. Abel Antonio Pinto, que atua como psicólogo em São Paulo há 15 anos e há dois anos está cadastrado no GetNinjas, sentiu na prática essa mudança. Segundo o psicólogo, a flexibilidade de horários é um dos principais benefícios do atendimento remoto. "Atualmente, muitas pessoas estão de home office, então é mais fácil de compatibilizar horário. Tenho mais flexibilidade do que se eu tivesse que me deslocar até o consultório. Além disso, há a possibilidade de repor atendimentos e fazer encaixes com mais facilidade". Para ele, a demanda por psicólogos continuará a crescer nos próximos meses por conta de uma maior consciência da população sobre questões emocionais que podem ser resolvidas com a ajuda da psicoterapia.

Para instruir os profissionais cadastrados que ainda não estão acostumados com o formato de prestação online, o aplicativo criou também um guia para serviços remotos com diversas dicas e orientações de como realizar o serviço online, como facilitar o pagamento e, ainda, como proceder e negociar com o cliente caso seja imprescindível uma visita presencial, garantindo a segurança do profissional e do contratante. A startup também dobrou a oferta de serviços online e que podem ser acessados diretamente pelo site Tudo GetNinjas.

Sobre o GetNinjas
Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas (www.getninjas.com.br) foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, entre eles estão profissionais das áreas de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 4.5 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com mais de 1,7 milhão profissionais cadastrados. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO - à frente das operações.