Desenvolve SP investe R﹩ 70 milhões em obra do programa Novo Rio Pinheiros

 


Desembolso é o maior da história do banco paulista; projeto vai construir infraestrutura de coleta de esgoto e beneficiar 58 mil famílias



O Desenvolve SP, instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, desembolsou o quarto e maior investimento para a execução de obras do programa Novo Rio Pinheiros. A empresa de engenharia Allonda, contratada pela SABESP, poderá contar com financiamento pelo banco estadual no valor de R﹩ 70 milhões para construção de infraestrutura de coleta de esgoto na bacia do Jaguaré e sua ligação às residências. As obras previstas neste contrato vão beneficiar mais de 58 mil famílias.

"Anunciamos hoje o maior desembolso já realizado na história do Desenvolve SP. Cumprindo nossa missão de apoiar o desenvolvimento econômico sustentável, vamos facilitar o financiamento desse projeto oferecendo taxas especiais às empresas por meio da linha de crédito Economia Verde, voltada ao apoio a iniciativas que beneficiam os paulistas preservando o meio ambiente", destaca o Presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza.

A linha de crédito Economia Verde, operada pelo Desenvolve SP, apoia exclusivamente projetos sustentáveis que promovem o desenvolvimento socioambiental. Serão repassados inicialmente R﹩ 40 milhões, e o restante deve ser disponibilizado em até 90 dias. O Desenvolve SP vai oferecer taxas especiais para os financiamentos de projetos do programa Novo Rio Pinheiros.

A Allonda apresentou a melhor proposta em dois dos 16 editais para contratação de obras de saneamento no âmbito do programa de despoluição do rio, para execução nas bacias do Jaguaré e Cordeiro, onde mais de 100 mil imóveis serão ligados à rede coletora de esgoto (58.392 e 45.424, respectivamente).

"Já iniciamos os trabalhos e estamos orgulhosos de fazer parte de um projeto que, além de beneficiar diretamente três milhões de pessoas, trará enormes ganhos sociais e ambientais para toda a população do estado", diz Leo Cesar Melo, CEO da Allonda.

Além deste contrato, o Desenvolve SP negocia com o IFC, braço de investimentos para o setor privado do Banco Mundial, uma captação de US﹩ 75 milhões para financiar outras operações de crédito do Programa para a revitalização da área.



Sobre o Novo Rio Pinheiros

A revitalização do Pinheiros deve beneficiar mais de três milhões de pessoas no entorno da Bacia.

O programa estadual é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, com a participação das empresas Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, Empresa Metropolitana de Águas e Energia - EMAE e SABESP, além da Prefeitura de São Paulo. Conta ainda com o apoio do Desenvolve SP no financiamento para empreendedores com interesse em atuar na despoluição do rio.

"O programa Novo Rio Pinheiros é prioridade do Governo. Os trabalhos não pararam durante a pandemia e a meta de entregar o rio despoluído em 2022 está mantida. Já registramos avanços importantes como a melhora da qualidade da água em alguns córregos e a proposta de concessão da Usina SP, com ágio de 1.900%, o que demostra confiança do mercado. Os financiamentos viabilizados pelo Desenvolve SP vão contribuir ainda mais com este importante projeto ambiental do Estado de SP", afirma o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

"As obras da Sabesp no Programa Novo Rio Pinheiros não pararam durante a quarentena, já são mais de 36 mil imóveis conectados à rede de esgoto. Isso significa que mais de 140 mil pessoas passaram a ter saneamento em um ano de programa. O financiamento pelo Desenvolve SP é parte importante desse bom andamento, pois viabiliza o trabalho das empresas contratadas pela Sabesp. Os contratos da Sabesp no programa são por performance, ou seja, a Companhia só desembolsa pelas obras após o atingimento de metas. Então, o apoio das instituições de financiamento como o Desenvolve SP são muito relevantes para a despoluição do Rio Pinheiros", explica Benedito Braga, Presidente da Sabesp.

A meta do Novo Rio Pinheiros é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade de suas águas e integrá-lo à cidade com suas margens revitalizadas. Os 16 pacotes de contratação para execução de obras de esgotamento sanitário e ações socioambientais nas sub-bacias do rio já estão em execução. Até o momento, foram realizadas mais de 36 mil ligações de imóveis à rede coletora. O projeto contará ainda com cinco unidades de recuperação da qualidade da água que vão retirar o esgoto diretamente dos córregos. Os contratos serão assinados nos próximos dias. Paralelamente, na última semana, a EMAE recebeu proposta de R﹩ 280 milhões para a concessão da Usina São Paulo, com ágio de 1.900%, para restauração do complexo com implantação de áreas de convivência, comércio e escritórios.

O programa atende a vertentes de sustentabilidade alinhadas com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), entre eles, assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos, impulsionar o crescimento econômico sustentável, promover o bem-estar geral, garantir a vida na água, desenvolver cidades e comunidades sustentáveis, além de adotar de medidas de combate à mudança climática e seus impactos.

Sobre a Allonda

Allonda é uma empresa de engenharia focada em soluções sustentáveis. Possui um time próprio de engenheiros especialistas e experiência em mais de 500 projetos executados. Atualmente tem operações no Brasil e América Latina, com atividades em diferentes indústrias e setores de infraestrutura, bem como atendimento ao mercado público.

Sobre o Desenvolve SP

O Desenvolve SP - O Banco do Empreendedor é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que ampara o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e de municípios paulistas. Por meio de programas e linhas de crédito com condições excepcionais, financia o crescimento sustentável de negócios e projetos inovadores que melhoram a Rua da Consolação, 371 - Centro - 01301-000 São Paulo/SP Telefone: 55 (11) 3123-0464 qualidade de vida da população e impulsionam a economia e a geração de emprego e renda no Estado. Acesse: http://www.desenvolvesp.com.br.

Mais informações:

Assessoria de imprensa da Allonda

Ex-Libris Comunicação Integrada

(11) 9 9393-3088

Jornalistas: Marco Berringer, Ian Pellegrini e Edmir Nogueira