EMAE e Secretaria Municipal de Saúde fazem pulverização com larvicida no Rio Pinheiros

Trabalho faz parte das ações de combate aos pernilongos na região

Amanhã, 25, equipes da EMAE, em apoio às ações da Secretaria Municipal de Saúde, vão realizar uma atividade conjunta de pulverização com larvicida biológico no Rio Pinheiros. A operação ocorrerá no trecho que compreende a Usina São Paulo, antiga Usina de Traição, até a Estrutura de Retiro, na confluência do Rio Tietê.

Desde 2019, início do Programa Novo Rio Pinheiros, do Governo do Estado de São Paulo, a EMAE vem fazendo o desassoreamento (aprofundamento), a remoção de resíduos sólidos e de vegetação aquática, bem como a roçagem e limpeza dos taludes. Somente com desassoreamento, foram retirados 240.595 m³ de sedimentos. Sobre o lixo flutuante, já foram removidos mais de 12 mil toneladas de resíduos. Os contratos da Sabesp para coleta e tratamento de esgoto também estão em andamento e já atingiram 43,6 mil ligações das 533 mil necessárias: 8,2% do total realizado.

Além dessas ações, a prefeitura de São Paulo realiza preventivamente o monitoramento de todos os córregos pertencentes à área de abrangência da região; envio de relatórios mensais à Divisão de Vigilância em Zoonoses e à Subprefeitura local; solicitação de manutenção e limpeza de bueiros e galerias; vistorias nos endereços solicitados; mapeamento e diagnóstico de área, com o cruzamento de informações obtidas em vistorias; e aplicação de inseticida em áreas delimitadas.

Serviço: Pulverização no Rio Pinheiros
Data: 25/09
Horário: 8 horas
Ponto de encontro: Usina São Paulo: Av. Alcides Sangirardi, 301 - Cidade Jardim (paralela à Av. das Nações Unidas/Marginal Pinheiros, sentido Interlagos). Entrada do lado esquerdo da Avenida, na altura do Shopping Cidade Jardim. No local tem uma placa da Usina Elevatória de Traição.