Última publicação

Reforma administrativa deve ser efetiva apenas no longo prazo

Para André Félix Ricotta, professor de Direito Tributário, a não inclusão dos servidores atuais deve facilitar a aprovação, mas proposta não será capaz de solucionar atuais distorções

As linhas gerais da proposta da reforma administrativa, que tem como objetivo reduzir gastos com o serviço público, já começaram a ser apresentadas pelo governo federal. As regras da medida afetam os futuros servidores da União, estados e municípios, mas não deve trazer economia aos cofres do governo no curto prazo, pelo fato de possuir efeito nulo sobre os atuais servidores públicos, além de preservar categorias como juízes, procuradores, promotores, deputados e senadores.

Especialista em Direito Tributário, o advogado e professor do Mackenzie, André Félix Ricotta,acredita que essa reforma não será capaz de solucionar as atuais distorções nos gastos com os servidores. "Os problemas atuais ela não vai resolver, pois será aplicada apenas para os novos servidores, para quem ingressar no serviço público …

Evento online promovido pela Fundação Lemann, Fundação Estudar e EducationUSA

Evento online promovido pela Fundação Lemann, Fundação Estudar e EducationUSA aproxima brasileiros de universidades no exterior
Encontro Alcance receberá ex-alunos e representantes de instituições, como Harvard Kennedy School, MIT, Graduate School of Education (Stanford University), entre outras

Setembro de 2020 - Organizado pela Fundação Lemann em parceria com a Fundação Estudar e a EducationUSA, o 1º Encontro Alcance nasceu com o objetivo de aproximar brasileiros interessados em realizar mestrado ou doutorado em universidades estrangeiras que são parceiras da Fundação Lemann. O evento acontece entre 14 e 16 de setembro e conta com ex-alunos brasileiros e representantes das universidades de Harvard Kennedy School, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Graduate School of Education (Stanford University), School of International and Public Affairs, Blavatnik School of Government, Teachers College (Columbia University), Stanford Graduate School of Education, Mailman School of Public Health, University of Illinois e University of South California.
O encontro será totalmente online e haverá tradução simultânea para o português para que todos interessados possam participar e realizar o sonho de fazer uma pós-graduação fora do país, independentemente da região e do nível de inglês de cada um. Serão realizadas seis mesas de debate, ao longo de três dias e divididas por temas de interesse, transmitidas pelo Facebook da Fundação Lemann. As inscrições já estão abertas pelo formulário no site.
Experiências internacionais
Eventos em que ex-alunos compartilham experiências e dão dicas de como estudar fora fazem com que histórias como a de João Victor Freitas Ferreira, de 27 anos, sejam cada vez mais acessíveis. Natural de São Luís, no Maranhão, João Victor se formou Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), se tornou mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP) e, em 2018, embarcou para Boston, nos Estados Unidos, para iniciar o LL.M. (Latin Legum Magister), mestrado em Direito, na Harvard Law School. Ele foi um dos participantes do programa Lemann Fellowships e obteve uma bolsa de estudos durante o curso.
"O processo é tranquilo, menos desgastante do que outros processos de bolsa, tem menos rodadas. Você manda toda a documentação e explica sua história, seus objetivos acadêmicos e profissionais, e o que quer fazer com aquele título", conta ele, pontuando que saber contar a sua história e seus propósitos é um diferencial para pleitear uma bolsa de estudos de forma competitiva, principalmente para profissionais de fora do eixo Rio-São Paulo ou de grupos mais vulneráveis.
"As universidades americanas têm noção de que o Brasil é muito grande e diverso. Muitas vezes o que parece uma fragilidade, como não ter estudado em um grande centro de ensino, pode ser um ativo para você", orienta. João Victor ainda dá duas dicas valiosas para quem quer estudar fora: muita pesquisa e contato com pessoas que já passaram por essa experiência.
1º ENCONTRO ALCANCE - PROGRAMAÇÃO
Data: 14 a 16 de setembro
Horário: 17h às 20h45
14/09
17h-18h30 - Ao alcance: Estudando em Escolas de Governo
18h45-20h45 - Ao Alcance: Estudando em Escolas de Educação
15/09
17h-18h30 - Ao Alcance: Estudando no MIT
18h45-20h15 - Ao Alcance: Estudando em Escolas de Saúde Pública
16/09
17h30-19h - Ao Alcance: Estudando na Universidade de Illinois
19h15-20h45 - Ao Alcance: Estudando na USC (Universidade do Sul da Califórnia)
Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.
Saiba mais em: fundacaolemann.org.br
Mais informações:
Analítica Comunicação

11 - 2579-5520
Rení Tognoni - reni@analitica.inf.br 11 99151-6164
Julia Rezende - julia.rezende@analitica.inf.br 11 99684-5604