Fundação Salvador Arena destinou R﹩ 69,6 milhões em ações sociais no ano de 2019


Fundação Salvador Arena destinou R﹩ 69,6 milhões em ações sociais no ano de 2019

O Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), seu principal projeto, concentrou os maiores investimentos, R﹩ 58,5 milhões, e para as iniciativas de fortalecimento da rede socioassistencial foram destinados R﹩ 11,1 milhões

O Relatório de Atividades 2019, publicação anual que detalha as aplicações de recursos da Fundação Salvador Arena (FSA), demonstra que a instituição destinou R﹩ 69,6 milhões em projetos sociais ligados à educação e em parcerias com organizações do Terceiro Setor, financiando seus projetos e oferecendo gratuitamente assessoria técnica para gestão, captação de recursos e elaboração de projetos sociais, contribuindo para o fortalecimento da rede socioassistencial e beneficiando diretamente 107.397 pessoas e, indiretamente, mais de 345.173 pessoas.

>Para o principal projeto da FSA na área de educação, o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), que oferece formação gratuita e de qualidade da educação infantil ao ensino superior, foram destinados R﹩ 58,5 milhões no ano passado. O projeto atendeu 2.985 alunos, dos quais 1.776, no Colégio Termomecanica (CTM) e 1.209, na Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT). Dentre os alunos do CTM, 57% apresentou perfil de renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo; na FTT, o índice é de 48%.

Já os R﹩ 11,1 milhões, destinados para iniciativas de fortalecimento da rede socioassistencial, foram utilizados em 118 projetos ao longo de 2019, sendo a maioria deles, vinculados à política de assistência social. Juntos, o Programa Apoio a Projetos Sociais (PAPS), o Programa de Capacitação para Entidades e o Programa de Alimentação Complementar para Entidades Sociais (PACES) empreenderam R﹩ 6.705 milhões.

Sérgio Loyola, gerente de desenvolvimento e promoção social da FSA, informa que o montante está dentro do previsto no início do ano passado. "Nossa expectativa foi confirmada, diferentemente do cenário que vamos ter para o ano 2020, impactado pela pandemia do novo coronavírus, que nos fez criar um plano emergencial de redução de danos às instituições vinculadas à FSA", explica.

Principais programas

O PAPS visa o fortalecimento do terceiro setor como um todo, pois além do apoio financeiro, oferece assessoria técnica gerencial para a elaboração e a execução de projetos das organizações da sociedade civil (OSCs). Programa de Capacitação (PC) visa capacitar e qualificar a rede socioassistencial quanto ao seu planejamento, gestão, captação de recursos, elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais, tendo como resultado maior autonomia e protagonismo capaz de ofertar melhores serviços assistenciais à comunidade sem interferência do Estado ou do Mercado. O PACES garante recursos para complementação alimentar dos assistidos por instituições, bem como assessoria técnica para a elaboração de projetos, captação de recursos, gestão, entre outras formas de apoio. Esses programas foram criados em 2002 e são acessados por meio de processos seletivos e seus respectivos editais publicados em diferentes períodos do ano pela área de desenvolvimento e promoção social da FSA.

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA)

O CEFSA abriga duas instituições de ensino que oferecem educação básica, técnica e de nível superior. O Colégio Termomecanica ocupa o posto de melhor escola de São Bernardo do Campo, pelo 10º ano consecutivo, segundo dados do ENEM 2019. A Faculdade de Tecnologia Termomecanica pertence ao grupo de excelência do Ministério da Educação, onde se mantém com nota 4 pelo oitavo ano consecutivo no Índice Geral de Cursos (IGC). Tem 4 cursos de bacharelado, sendo eles Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação; no segundo semestre de 2019 inaugurou duas turmas de pós-graduação lato sensu: Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade, ambos gratuitos e presenciais.

Com metade das vagas destinadas a estudantes cujas famílias possuem renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo, o CEFSA está instalado em quase 140 mil metros quadrados, e conta com laboratórios, salas temáticas, quatro bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo e uma estação agroambiental. O Centro Educacional abriga, também, o Teatro Engenheiro Salvador Arena, um dos mais modernos do País, com capacidade para 536 lugares.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo empreendedor social Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Nos últimos 10 anos, destinou cerca de R﹩ 590 milhões para ações que visam o fortalecimento do terceiro setor brasileiro e em projetos sociais ligados à educação, saúde e habitação, das regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e semiárido nordestino. É mantenedora de um Centro Educacional, seu principal projeto social na área de educação, na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que atende 3.000 alunos gratuitamente, do nível básico à pós-graduação. Saiba mais em www.fundacaosalvadorarena.org.br.


Mais informações para a imprensa:

Gabriela Pomarino | gabriela.pomarino@cdn.com.br | (11) 4359-6577

Marleide Rocha| marleide.rocha@cdn.com.br | (11) 4084-2790