CMC - MÍDIA

Por que devemos falar de micoses?

Por que devemos falar de micoses?
Apesar de comum, a doença é pouco abordada por quem a desenvolve, mas deixar de tratá-la pode levar a problemas mais sérios de saúde
São Paulo, 08 de setembro de 2020 - Falar sobre micose ainda causa desconforto em muitas pessoas. Há quem, inclusive, ignore o problema, o que pode gerar questões mais sérias de saúde sem um tratamento adequado.
Segundo o estudo do Observatório Nacional de Onicomicose (nome técnico da micose de unha), que analisou aproximadamente sete mil pessoas, quase três em cada dez pacientes estavam com as unhas das mãos ou dos pés infectadas. "A micose é uma doença comum, causada por fungos e que deve ser abordada com a mesma naturalidade que falamos de diabetes ou hipertensão", defende a dermatologista Dra. Shirley Nogueira (CRM 11912 GO), integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Nas unhas, sob condições favoráveis - como calor, umidade, baixa imunidade e uso de corticosteroides por tempo prolongado -, os fungos se reproduzem e causam a doença. Segundo a doutora, os primeiros indícios de ter contraído uma micose são descolamento da unha, espessamento e alteração de cor (esbranquiçada).
As micoses mais comuns são superficiais e podem afetar, além das unhas, pele, cabelo e pelos. "O maior perigo é que, após acometer essas áreas, se desenvolva uma outra doença, já que a micose abre as portas a novas infecções", comenta a médica. E é aí que o tratamento se torna realmente complicado.
"Quando o problema são apenas as micoses, basta utilizar remédios com componentes antifúngicos para agir efetivamente", recomenda a Dra. Shirley, reforçando a importância de consultar-se com um médico dermatologista para receber o melhor tratamento. Loceryl® é um medicamento em forma de esmalte que, com uma ou duas aplicações semanais nas unhas afetadas, forma um filme protetor exclusivo para garantir o tratamento contra os fungos causadores de micose por sete dias.
"É uma doença como qualquer outra. Ela pode ser fonte de desconforto e ter impactos sérios na qualidade de vida dos pacientes", explica a dermatologista. O diagnóstico micológico é importante para definir justamente a causa da lesão e auxiliar na escolha da terapêutica adequada.
Loceryl® Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses). Reg. MS 1.2916.0036. GALDERMA BRASIL LTDA./LOCERYLESM-MB01_20/SAC: 0800-155552. LOCERYL® ESMALTE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Sobre a Galderma
A Galderma, maior empresa global independente de dermatologia do mundo, foi criada em 1981 e atualmente está presente em mais de 100 países. Com um extenso portfólio de medicamentos prescritos, soluções estéticas e ao consumidor, a empresa faz parceria com profissionais de saúde em todo o mundo para atender as necessidades de saúde da pele das pessoas ao longo da vida. A Galderma é líder em pesquisa e desenvolvimento de soluções cientificamente definidas e clinicamente comprovadas para a pele. Para mais informações, visite http://www.galderma.com .