Campanha nacional pela alfabetização até os 7 anos já atingiu mais de 130 mil assinaturas

 







Campanha nacional pela alfabetização até os 7 anos já atingiu mais de 130 mil assinaturas

A campanha nacional #EuEscrevoEssaHistória é uma iniciativa de Natura Crer Para Ver e do Instituto Natura envolvendo a mobilização da rede de mais de 1 milhão de Consultoras de Beleza Natura e convidando toda sociedade a fazer parte.

Desde 1995, os produtos Natura Crer Para Ver fazem parte da única linha não-cosmética da Natura que tem todo o lucro revertido para o apoio à educação pública, por meio da alfabetização das crianças, ensino médio de qualidade para os jovens e o desenvolvimento integral da rede de mais de 1 milhão de Consultoras de Beleza Natura. São essas mulheres espalhadas pelo Brasil que há 25 anos possibilitam o apoio de Natura Crer Para Ver e Instituto Natura à educação do país.

Em comemoração e agradecimento à essa rede de afeto, nasceu o livro infantil "Um sonho feito de linhas", escrito por Ana Carolina Carvalho e ilustrado por Andréia Vieira. A obra foi desenvolvida pela SM Educação a partir do contato direto com histórias inspiradoras de Consultoras de Beleza Natura provenientes de diferentes regiões do Brasil, que relataram momentos da infância e suas histórias de vida. O livro integra um grande movimento de alcance nacional: a campanha #EuEscrevoEssaHistória, que tem como principais pilares a sensibilização para o cenário da alfabetização no país e a mobilização de todos, principalmente das Consultoras de Beleza Natura.

No site oficial da iniciativa , todos podem assinar a declaração que será entregue a cada um dos 27 secretários estaduais de Educação; no próprio site, é possível acessar conteúdos exclusivos de especialistas voltados ao tema da alfabetização, leitura e escrita. O convite é para que toda a sociedade integre a campanha e apoie a educação infantil, pois, no Brasil, conforme dados da última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), de 2016, mais da metade das crianças da rede pública de ensino não aprendem a ler e a escrever até os 7 anos de idade. Isso significa que até o final do 2º ano do Ensino Fundamental elas não estão alfabetizadas, apresentando sérias dificuldades de leitura e interpretação de texto. Até o momento, mais de 130 mil pessoas assinaram a declaração; o objetivo é atingir 150 mil assinaturas até 31 de outubro.

Por meio de um cadastro simples é possível fazer parte dessa história e reforçar a urgência da alfabetização das crianças, um dos compromissos de Natura Crer Para Ver e do Instituto Natura. Atualmente, já são dez estados que possuem parceria direta com o Instituto Natura para garantir a eficácia da política pública de alfabetização até os 7 anos de idade. Todas as pessoas que assinarem a declaração receberão o livro na sua versão digital (e-book) e no formato de audiolivro regional.

Sobre o Instituto Natura

O Instituto Natura é uma entidade social da Natura, criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação, realizados pela empresa desde 1995. A instituição apoia políticas públicas relacionadas a alfabetização e ensino médio, realizando iniciativas voltadas para a articulação do terceiro setor educacional e para o desenvolvimento das Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece por meio da venda dos produtos da linha Crer Para Ver, comercializada pelas Consultoras de Beleza Natura, sem lucro. Atualmente, o Instituto Natura atua em 22 estados, com iniciativas que envolvem mais de um 1,2 milhão de crianças e jovens por ano.

Informações à imprensa:


Gabriel Collet - (11) 3643-2844 -gabriel.collet@cdn.com.br