Google

Centro Universitário Facens disponibiliza gratuitamente carregador de carros elétricos para população

 



Centro Universitário Facens disponibiliza gratuitamente carregador de carros elétricos para população
Parceria com startup mineira Incharge visa contribuir com a sustentabilidade e o meio ambiente

Recentemente, o Centro Universitário Facens disponibilizou, por meio de uma parceria com a startup Incharge, um carregador para carros elétricos. Qualquer pessoa pode usufruir, de forma gratuita, do dispositivo. A ideia é disseminar a ideologia do uso do carro elétrico e, com isso, contribuir para a sustentabilidade e com o meio ambiente. A Facens é a primeira instituição de ensino do estado de São Paulo a ter um posto gratuito de recarga elétrica para veículos.

A Incharge é uma startup de Santa Rita do Sapucaí (MG) e a única fabricante nacional de carregadores para carros elétricos. De acordo com Ricardo Bovo, Consultor Técnico no Smart Campus Facens, a empresa parceira fomenta conceitos que, para o Centro Universitário, são pilares importantes, como empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

"Temos a intenção de, futuramente, instalar mais carregadores como este pelo campus. Afinal, eles são úteis para três tipos de público: moradores, visitantes e viajantes, que podem inserir a cidade na rota para recarregar o carro. Sorocaba tradicionalmente foi rota dos bandeirantes, que viajam para o interior, por que não retomar nossa vocação histórica e voltarmos a ser o ponto de apoio dos viajantes com veículos elétricos? Sorocaba também pode ser inserida em rotas de entregas com vans elétricas, o que não era possível antes, pela falta de carregador na região", explica Bovo.

O dispositivo da Facens é de 22KW/h, ou seja, semirrápido. A maioria dos modelos carrega com 7KW/h, quer dizer que, dependendo do modelo do carro, pode levar entre 3 horas e 7 horas para completar a carga. Normalmente, 1 hora de recarga possibilita que o veículo rode 50 km. A cada hora de recarga de um carro no Centro Universitário, 12Kg de CO2 deixam de ir para a atmosfera.

Em decorrência da pandemia de COVID-19, existem protocolos que os visitantes que desejam entrar no campus e usufruir do carregador devem seguir, a fim de assegurar a saúde de todos. O carregador fica disponível para o uso de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h. Para saber mais sobre o assunto, ouça o podcast com Ricardo Bovo - http://blog.facens.br/facens-instala-ponto-para-carregar-carros-eletricos/

Sobre a Facens

Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, sendo uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil. Tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos anos, oferece 14 cursos de graduação, sendo nove de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), três de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Banco de Dados e Gestão de TI) e um de Arquitetura e Urbanismo, além de opções de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência também em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente. http://www.facens.br/