Pesquisar

20 de out. de 2020

Debate desafios da educação inclusiva

 




Webinário do Instituto Unibanco debate desafios da educação inclusiva

Evento marcado para quarta-feira (21) abordará a busca de uma educação inclusiva e de qualidade diante da crise da COVID-19

O Instituto Unibanco promove na próxima quarta-feira, dia 21 de outubro, às 16h, o webinário "Desafios da educação inclusiva", em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes. Para discutir o tema, foram convidados Luiza Corrêa, coordenadora de Advocacy do Instituto Rodrigo Mendes, Maria Eleonora Pereira Sá, gerente de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), e Maria Regina da Conceição Neta, coordenadora da Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro, em Iguatu (CE). Com transmissão ao vivo pelo YouTube e tradução em libras, o evento será mediado por Tiago Borba, gerente de planejamento e articulação institucional do Instituto Unibanco.

Segundo Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto, é fundamental que gestores e redes de ensino desenvolvam práticas capazes de garantir uma educação inclusiva, com qualidade e equidade, para estudantes com deficiência. "Diante dos novos desafios impostos pela pandemia, como a adequação para o ensino híbrido, as escolas devem reconhecer a diversidade e buscar diferentes formas de garantir a aprendizagem de cada aluno, por meio de práticas capazes de abarcar suas necessidades", explica.

Para apoiar gestores na promoção da educação inclusiva, o Instituto Unibanco disponibiliza em seu Observatório de Educação - Ensino Médio e Gestão uma coletânea focada no assunto. Com curadoria do Instituto Rodrigo Mendes, a coleção Educação inclusiva reúne vídeo, instrumentos legais e artigos acadêmicos com reflexões para a busca de uma educação inclusiva e de qualidade.

Ciclo de Webinários
O webinário "Desafios da educação inclusiva" faz parte do Ciclo de Webinários: Gestão da Educação Pública em Tempos de Crise, série de encontros realizados pelo Instituto Unibanco com apoio das Secretarias de Educação dos estados parceiros no programa Jovem de Futuro (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte). O objetivo é contribuir para a ampliação de repertórios sobre gestão em educação no contexto da COVID-19, além do debate de temas transversais, como o enfrentamento às desigualdades étnico-raciais.

Serviço: Webinário - Desafios da Educação Inclusiva
Data: 21 de outubro (quarta-feira)
Hora: 16h
Plataforma: Canal do Instituto Unibanco no YouTube
Link de Transmissão: http://bit.ly/343MMdI



Perfis das palestrantes convidadas

Luiza Corrêa
Coordenadora de advocacy do Instituto Rodrigo Mendes. Mestre e Doutora em Direito, é responsável por produzir dados, informações e conhecimento que apoiem o avanço da educação inclusiva no país e garantir que essas informações sirvam para uma melhoria nas políticas públicas relacionadas à educação inclusiva.

Maria Eleonora Pereira Sá
Gerente de educação especial na Secretaria de Estado da Educaçao do Piauí (Seduc-PI) com larga experiência em educação inclusiva . Graduada em pedagogia e com especializações em docência do Ensino Superior e docência para alunos com deficiência intelectual.

Maria Regina da Conceição Neta
Coordenadora Escolar de Estágio da EEEP Lucas Emmanuel de Iguatu (CE). Professora de Geografia da Rede Estadual do Ceará. Especialista em Meio Ambiente. É responsável pelo Estágio dos Cursos Técnicos em Edificações, Eletrotécnica, Finanças e Móveis da escola.
-------------------------------------------------

Sobre o Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. http://www.institutounibanco.org.br .


Informações para a imprensa
CDN Comunicação
institutounibanco@cdn.com.br
Larissa Ocampos | (11) 3643-2706
Marleide Rocha | (11) 3643-2790

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA