Google

Especialista é responsável por prevenir e tratar doenças no órgão reprodutor feminino

 


30.10 DIA DO GINECOLOGISTA: PROFISSIONAL É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE DA MULHER

Especialista é responsável por prevenir e tratar doenças no órgão reprodutor feminino

Anualmente, em 30 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra. A data foi criada em 1959 e marca a fundação da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Esses profissionais são dedicados a cuidar da saúde do órgão reprodutor da mulher e das doenças a eles relacionadas. "Essa área da medicina cuida da saúde feminina, começando desde a adolescência até a chegada da terceira idade, e tem o objetivo de tratar de assuntos relacionados ao útero, ovários e vagina, incluindo exames preventivos, como o Papanicolau e a mamografia", comenta Dr. Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra da Criogênesis .

Apesar da importância do profissional, uma pesquisa do Datafolha de 2019 aponta que 4 milhões de brasileiras nunca foram ao ginecologista, o equivalente a 5% população. Outras 6,5 milhões, cerca de 8%, não costumam ir ao médico. O especialista afirma que visitas periódicas são fundamentais para a prevenção de diversas doenças que, quando descobertas previamente, podem ser tratadas e curadas completamente.

"O recomendado é que a visita ocorra após o primeiro ciclo menstrual e que a partir daí se mantenha uma regularidade, principalmente se a mulher tiver uma vida sexual ativa. Até mesmo após ter entrado na menopausa, é fundamental que continuem se consultando, seja para fazer um check-up ou para realizar reposição hormonal", destaca o médico.

As visitas ao médico auxiliam na prevenção de diversas doenças, entre elas: mioma; câncer de mama e de útero; DSTs; síndrome de ovários policísticos; candidíase; cólica; corrimentos; endometriose e tromboembolismo venoso.

Abaixo, o ginecologista lista algumas perguntas importantes para fazer ao profissional durante a consulta. Confira:

• A minha secreção vaginal está normal?

Uma vagina saudável produz e libera fluidos. Essa secreção é formada por líquidos da mucosa vaginal e do colo do útero e pelas bactérias naturais, que ajudam a umedecer, limpar e lubrificar a região. Porém, dependendo da coloração, textura ou cheiro, ela pode indicar que algo não vai bem.

"Caso note que a secreção está amarelada ou esverdeada, por exemplo, é fundamental procurar um médico, pois pode ser vaginose, causada por uma bactéria e marcada por um odor bem ruim, ou tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível", pontua.

• Qual é o melhor contraceptivo para mim?

Existem várias opções disponíveis no mercado, sendo assim, a escolha do contraceptivo deve pesar prós e contras. Por isso, é preciso levar em consideração o perfil da mulher, como funciona o método e o contexto.

"Questões como dor pélvica, histórico familiar de trombose ou câncer de mama, vontade de engravidar mais tarde, hábitos e até a rotina precisam ser levadas em conta na hora de definir o melhor método", explica.

• Como está a minha tireoide?

Apesar de não ser o especialista em glândulas, o ginecologista costuma pedir os exames para detectar desequilíbrios nessa região, devido aos hormônios femininos causarem interferências. Por isso, as mulheres são de cinco a oito vezes mais suscetíveis a distúrbios na tireoide do que os homens.

"Alterações nessa glândula podem causar complicações sérias. O hipotireoidismo, por exemplo, pode provocar de irregularidades no ciclo menstrual a infertilidade", ressalta o Drº Renato.

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 17 anos de experiência com células-tronco, é acreditada pela AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue) e certificada pela IQNet NBR ISO 9001:2015. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. http://www.criogenesis.com.br.