Estudo inédito mostra que tratamento diminui risco de 25% na recorrência de câncer de mama

 Estudo inédito mostra que tratamento diminui risco de 25% na recorrência de câncer de mama


Verzenios (abemaciclibe) adicionado à terapia endócrina também reduz em 28% o risco de pacientes com câncer de mama desenvolverem doença metastática

Um estudo denominado monarchE, da Eli Lilly, mostrou que o medicamento oral Verzenios (abemaciclibe) - em combinação com terapia endócrina adjuvante padrão (ET) -, diminuiu em 25% o risco de recorrência do câncer de mama em comparação à terapia endócrina adjuvante padrão sozinha para pessoas com câncer de mama HR+/HER2- (receptor hormonal positivo / receptor de fator de crescimento epidérmico humano 2 negativo) precoce de alto risco. O estudo acaba de ser apresentado no Simpósio Presidencial do Congresso Virtual da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) 2020 e publicado, simultaneamente, no Journal of Clinical Oncology.

"Este é um marco importante para as pessoas que vivem com câncer de mama HR +, HER2- precoce de alto risco, potencialmente um dos avanços mais notáveis no tratamento nas últimas duas décadas para esta população de pacientes com câncer de mama", disse Stephen Johnston, MD, Ph. D., Professor de Medicina de Câncer de Mama e Oncologista Consultor da The Royal Marsden NHS Foundation Trust (Londres, Reino Unido) e investigador principal do estudo monarchE. "O abemaciclibe adicionado à terapia endócrina adjuvante melhorou significativamente a sobrevida livre de doença invasiva em mulheres e homens com câncer de mama HR +, HER2- precoce com alto risco de recorrência e, se aprovado, pode representar um novo padrão de tratamento para essa população".

"Estamos entusiasmados com o fato de Verzenios ter demonstrado uma redução clinicamente significativa no risco de recorrência do câncer em pessoas com câncer de mama HR +, HER2- precoce de alto risco, e a Lilly gostaria de agradecer aos pacientes e investigadores em todo o mundo que tornaram este estudo possível," disse Maura Dickler, MD, vice-presidente de desenvolvimento de fase tardia da Lilly Oncologia. "Os resultados da sobrevida livre de doença invasiva são significativos e fornecem esperança para pessoas com câncer de mama precoce de alto risco que temem por uma possível recorrência. A Lilly enviará esses resultados aos órgãos reguladores em todo o mundo o mais rápido possível e esperamos poder oferecer Verzenios como uma nova opção de tratamento para esses pacientes. Estamos orgulhosos da forma como o monarchE se baseia no vasto corpo de evidências clínicas estabelecidas para Verzenios."

"Os resultados do monarchE são uma boa notícia para pacientes com câncer de mama", disse Jean Sachs, MSS, MLSP, CEO da Living Beyond Breast Cancer. "Até 30% das pessoas com câncer de mama precoce HR + podem ter uma recorrência, então este é um desenvolvimento empolgante para pessoas com câncer de mama precoce HR +, HER2-, especialmente porque o ensaio incluiu mulheres em qualquer estado de menopausa, bem como homens."

Sobre o estudo monarchE

O estudo monarchE foi realizado com 5.637 pacientes com câncer de mama HR +, HER2- precoce de alto risco, em mais de 600 locais espalhados por 38 países, incluindo o Brasil, que contou com 297 participantes, de 21 centros de estudo no país, e ficou entre os cinco maiores recrutadores, com destaque para um centro de pesquisa em São Paulo que registrou o maior número de pacientes no estudo no mundo. Os dados de segurança do estudo monarchE foram consistentes com o perfil de segurança conhecido de Verzenios e nenhum novo evento adverso foi observado. No momento da análise, aproximadamente 70% dos pacientes em cada braço ainda estavam no período de tratamento de dois anos. O acompanhamento médio foi de aproximadamente 15,5 meses em ambos os braços. A duração média com Verzenios foi de 14 meses.

Todos os pacientes recebem terapia endócrina padrão por pelo menos 5 anos se considerado clinicamente apropriado. O objetivo principal é avaliar a sobrevida livre de doença invasiva que, no monarchE, é definida como o período antes do câncer voltar ou morte. Os objetivos secundários incluem sobrevida livre de recidiva à distância, sobrevida global, segurança, farmacocinética e desfechos de saúde do paciente.

O alto risco foi definido especificamente como mulheres (qualquer estado da menopausa) e homens com câncer de mama HR +, HER2 precoce com quatro ou mais linfonodos axilares patologicamente positivos (pALNs) ou 1 a 3 pALNs patológicos com pelo menos uma das seguintes características de risco: tamanho primário do tumor invasivo maior ou igual a 5 cm, tumor histológico de grau 3 ou índice central da proteína Ki-67 maior ou igual a 20%. Se aplicável, os pacientes também devem ter concluído quimioterapia e radioterapia adjuvante antes da inscrição e se recuperado de todos os efeitos colaterais agudos.

Sobre o câncer de mama precoce

O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo.1 Estima-se que 90% de qualquer câncer de mama seja diagnosticado em estágio inicial.2 Aproximadamente 70% de todos os cânceres de mama são HR +, HER2-, o subtipo mais comum.3 Mesmo dentro deste subtipo, HR +, HER2 -, o câncer de mama é uma doença complexa e muitos fatores podem afetar o risco de recorrência, como o fato de o câncer acometer gânglios linfáticos ou não e ainda as próprias características biológicas do tumor, por exemplo. Aproximadamente 30% das pessoas diagnosticadas com câncer de mama HR +, HER2- precoce correm o risco de seu câncer retornar, podendo chegar a uma doença metastática incurável.4

Sobre Verzenios

Verzenios é um inibidor das enzimas CDK4 e CDK6 utilizado para o tratamento do subtipo mais comum de câncer de mama metastático, chamado HR+/HER2- (receptor hormonal positivo / receptor de fator de crescimento epidérmico humano 2 negativo). Verzenios é administrado em combinação com inibidor de aromatase (anastrozol ou letrozol) como tratamento inicial ou em combinação com fulvestranto em casos de progressão da doença após terapia hormonal inicial ou ainda em monoterapia em mulheres refratárias à terapia endócrina cuja doença progrediu e já tenha recebido de 1 a 2 regimes quimioterápicos anteriores.5

Sobre a Eli Lilly and Company

A Lilly é uma organização global líder na área da saúde que une cuidado e descoberta para melhorar a vida das pessoas ao redor do mundo. Foi fundada há mais de um século por um homem compromissado com a criação de medicamentos de alta qualidade que são essenciais e hoje permanece sendo guiada por essa missão em tudo o que faz. Ao redor do mundo, funcionários Lilly trabalham para inovar e entregar medicamentos que mudem a vida daqueles que precisam, melhorando o entendimento e o tratamento de doenças, e servindo a comunidades com voluntariado e filantropia. Para saber mais sobre a Lilly, acesse www.lilly.com.br .

• World Health Organization. Breast cancer: prevention and control. http://www.who.int/cancer/detection/breastcancer/en/index1.html. Acessado em: 14 de junho de 2020.

• Howlader N, et al. SEER Cancer Statistics Review, 1975-2013. http://seer.cancer.gov/csr/1975_2013/. Acessado em: 14 de junho de 2020.

• Howlader N, Altekruse S, Li C. US incidence of breast cancer subtypes defined by joint hormone receptor and HER2 status. J Natl Cancer Inst. 2014;106(5).

• Reinert T and Barrios CH. Optimal Management of Hormone Receptor Positive Metastatic Breast Cancer in 2016. Ther Adv Med Oncol. 2015;7(6):304-20.