Google

Evento on-line discute empreendedorismo: Luiza Trajano é uma das palestrantes

 


Acontece de forma on-line, de 09 a 14/11, sempre de 17h30 às 19h, a contribuição da FECAP para a Semana Global de Empreendedorismo, uma edição especial do projeto Conexões Empresariais. O evento trará uma semana inteira de palestras sobre o tema "Empreendedorismo com Diversidade e Colaboração". As inscrições gratuitas já estão abertas, pelo site: http://marketing.fecap.br/conexoes-empresariais-na-semana-global-de-empreendedorismo. O evento conta com apoio do ESPRO e do Empreendedores Compulsivos.

Entre os convidados da programação estão a Conselheira da FECAP e presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; Alessandro Saade, do Empreendedores Compulsivos e muito mais!

Neste ano, o evento faz parte da programação do Conexões Empresariais, projeto idealizado pelo coordenador do Centro de Empreendedorismo da FECAP, Prof. Dr. Edson Barbero, que busca apresentar à sociedade soluções encontradas por professores e pesquisadores científicos.

A FECAP já participa há oito anos da Semana Global de Empreendedorismo, em harmonia com ampla iniciativa desenvolvida no mundo inteiro. No mês de novembro, universidades, institutos, organizações de todo o planeta procuram incentivar as iniciativas empreendedoras.

Um dos objetivos principais do evento é trazer assuntos que sejam condizentes com o empreendedorismo num contexto de alta desigualdade e crise econômica num momento particularmente difícil para a sociedade brasileira.

"Debateremos temas como empreendedorismo entre jovens como uma opção para a carreira e desenvolvimento da plenitude na vida, além do debate muito importante sobre o afroempreendedorismo, sobre empreendedorismo feminino, entre outros assuntos", explica o Prof. Edson Barbero.

Os participantes poderão obter, ao final da Semana, um certificado de participação. Para isso, é preciso assistir a todos os webinars do evento. Para garantir o comprovante de participação no curso, fique atento à aula, pois um QRCode será disponibilizado durante apenas 15 minutos na tela.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 1: O Jovem Empreendedor: Perspectivas para o Brasil

Segundo estudo da Credit Suisse, publicado em outubro de 2020, o otimismo dos jovens brasileiros com o próprio futuro está no menor patamar em nove anos. As razões do desânimo são as crises econômicas e políticas do País, além da causada pela pandemia de COVID-19.

Participantes:
Luiza Helena Trajano - Presidente do conselho de administração do Magazine Luiza e membro do Conselho Curador da FECAP;
Alessandro Saade - Superintendente Executivo Espro - TEDx Speaker, Idealizador do Empreendedores Compulsivos.
Mediador: Edson Barbero, coordenador do Centro de Empreendedorismo da FECAP e Membro do Conselho Curador da FECAP.

Dia 2: Diversidade e Inclusão: O papel das empresas

Vivemos em um mundo plural. Principalmente no Brasil, em que há uma enorme miscigenação de etnias e nacionalidades, forçando empresas a visualizar seus produtos e serviços por diversas perspectivas para atender aos clientes.

Participantes:
Romeu Sassaki, considerado o pai da inclusão no Brasil;
Marcus Bomfim, ex-presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas e ativista em questões raciais;
Guilherme Chedide, aluno da FECAP, deficiente visual e Gestão de Pessoas na ZX Ventures
Marco Bologna, Diretor da Cummins Brasil
Mediador: Simone Barakat, Professora do Mestrado em Administração da FECAP

Dia 3: Empreendedorismo Feminino: mães, mulheres e criativas

O mercado de trabalho formal exige que funcionários disponibilizem período integral de dedicação e locomoção diária. Muitas empresas de grande porte consideram pessoas como número, que produzem mais ou menos, trabalham horas a mais ou horas a menos, ganham mais ou menos dinheiro. Nem sempre há espaço para uma criança, que necessita de atenção constante.

E também a falta de oportunidade para mulheres que já têm filhos é clara. Tente perguntar a uma mãe em quantas entrevistas de emprego ela foi questionada sobre a importância dos seus filhos em sua vida, como se não fosse uma pergunta de resposta óbvia. A alternativa encontrada por mulheres é o empreendedorismo.

Participantes:
Sumaia Thomas, consultora, coach e especialista em maternidade e trabalho;
Alessandra Bizzetto, fundadora da Pequenas Empreendedoras;
Micheli Junco, cofundadora da B2Mamy, aceleradora do Google Campus.
Mediadora: Miriam Vale, professora de empreendedorismo e coordenadora do PEIEX - Programa de Qualificação para Exportação.

Dia 4: AfroEmpreendedorismo: Desafios e Exemplos

Movimentos antirracistas vêm crescendo no mundo inteiro, buscando mais igualdade e reparação histórica para negros e pardos. Casos recentes de violência policial acenderam ainda mais a discussão, que se faz urgente.

Participantes:
Hebert Mota, CEO do Movimento, Logo Existo, serviço de entrega de marmitas para famosos;
Sergio All, CEO do Conta Black;
Adriana Barbosa, CEO da PretaHub.
Mediador: Jésus Gomes, professor do Mestrado FECAP e dono de uma história motivadora de vida.

Dia 5: Competências e Propósitos para Inovação

O que seria de atitudes empreendedoras se não houvesse uma pitada de inovação? Hoje em dia, temos a impressão de que já existe de tudo um pouco, mas como eu posso me destacar dos concorrentes e alavancar minhas vendas?

Participantes:
Felipe Ghiotto, Head de Craft Beed na ZX Ventures, do grupo AMBEV;
Mediação: Edson Barbero, coordenador do Centro de Empreendedorismo e idealizador do evento.

Dia 6: Apresentação de Cases
pt1: O que se aprende sobre Empreendedorismo jogando? - 14/11, às 8h30min.

Participantes:
Fernando Nascimento, professor da ESE Sebrae e doutor em gamificação
Artur Motta, professor da FECAP

pt2: Co-Criação: Colaboração Universidade-Empresa para geração de valor - 10h45
Participantes:
Miriam Vale, professora de empreendedorismo e projetos da FECAP
Padu, CEO Hamburgueria Melts


Sobre a FECAP
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

Contato para imprensa:
Vagner Lima
vagner.lima@fecap.br
Telefone: (11) 97353-5849