Pesquisar

20 de out. de 2020

Evolução linguística será discutida no Diálogos


Formação das especialidades da Língua Portuguesa no Brasil será o foco do programa

A língua é viva e evolui ao longo do tempo, sob diversas condições sócio-históricas. A pesquisa linguística em torno deste processo será o tema da próxima edição do Diálogos, produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que acontece na próxima quinta-feira, 22 de outubro, às 18h30, pelo canal do PPGL no YouTube. O tema desta edição será Língua Colonial e Evolução Linguística.

Os estudos sobre a evolução linguística, além de considerar questões sociais, analisam a forma como elementos externos e a constituição interna da linguagem se articulam e resultam nas particularidades da língua. No Brasil, por exemplo, a Língua Portuguesa encontrou uma série de condições que permitiram a ela evoluir para as especificidades que possui nos dias de hoje. O contato com os idiomas de indígenas, africanos e de imigrantes europeus contribuiu para que o português falado em solo brasileiro tenha as suas próprias singularidades.

Para falar sobre o assunto, o evento contará com a presença da professora titular do Departamento de Linguística da FFLCH-USP, Esmeralda Vailati Negrão. Os professores da UPM, Diana Luz Pessoa de Barros e Alexandre Marcelo Bueno, também estarão no debate.

O Diálogos é um evento gratuito, que requer inscrições apenas para obtenção de certificado.

Serviço
Diálogos - Língua Colonial e Evolução Linguística
Data: 22 de Outubro
Horário: às 18h30
Inscrição: http://forms.gle/4NpMqMX744dxr4u29
Link: http://www.youtube.com/watch?v=CsYbljR-7Zg&feature=youtu.be

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Informações
Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
imprensa@mackenzie.br
(11) 2766-7280
Celular de plantão: (11) 9.8169-9912
Siga-nos no Instagram: instagram.com/imprensamackenzie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA